quarta-feira, junho 25, 2003

Pop up block é POP

Uma das grandes frustações para alguém que curte uma banda desconhecida ou, como gostam de dizer, "alternativa", É vê-la de repente no mainstream.
É claro que é bom saber que o talento dos caras foi finalmente reconhecido, é confortante saber que mais pessoas agora terão contato com aquele som bacana e é impagável a sensação de dar aquela risadinha quando alguém empolgado chega até você mostrando aquele "som novo".
Mas é triste porque este é o ponto onde você quase que pode prever o futuro, é meio que um indício de que o apogeu está chegando e que vem merda pela frente. As pressões do mercado sobre a banda aumentam e como dinheiro é bom e todos gostamos, a banda acaba cedendo, vira POP. E você, pela própria natureza elitista, acaba indo a procura de outras novidades "undergroundeanas" ou simplesmente se conforma com a triste realidade de que os bons tempos não voltam...

Pois é, estes dias um sentimento parecido com este me bateu o peito bem na hora da janta, sentado na mesa assistindo TV. Um macaco de circo apareceu em horário nobre para dizer que o maior provedor de acesso do Brasil está disponibilizando um plugin que barra popups não solicitadas, basta acessar o site e instalar naquele seu programinha que já vem com o sistema (que não terá atualizações por pelo menos uns 5 anos) que você usa para abrir páginas e pegar virús.
O UOL está com uma campanha anti-popup e disponibilizando um add-on pro IE, aberto ao público mas com algumas vantagens extras para assinantes.

Isso é bom? Claro que é! Um dos grandes da Internet brasileira, finalmente tomou as dores dos 90% de usuários de Internet, que são leigos o bastante para se torturarem com spam, outlook, popup e IE. Está dizendo que é possível viver sem propaganda intrusiva, e com isso indiretamente avisando aos toperas das agências de publicidade que estas intervenções "super transadas" que rendem prêmios, irritam, e irritam muito, a ponto de fazer o cara mudar de provedor só para se livrar deste câncer.
O problema é que agora o "segredo" compartilhado num grupo pequeno, de que era possível escapar das propagandas intrusivas foi revelado ao grande público, fodeu.
Os clientes que antes caiam na lábia dos vendedores de mídia na internet vão pensar 2 vezes sobre a eficácia "comprovada" apresentada a ele naqueles slides de powerpoint, pois ele sabe que até o macaco da propaganda é capaz de tapar os olhos para seu quadrado saltitante.

E é aí que mora o perigo... para vender e continuar ganhando dinheiro, o que é mais fácil para os magos da propaganda brasileira? Procurar iniciativas inteligentes e menos irritantes, ou burlar os sistemas fazendo fake-popups em div, popups em onLoad de imagens e outras práticas ainda mais escrotas que não convém dar a idéia aqui?

Bom, não vamos chorar antes do leite ser derramado, já que agora oficialmente a onda é barrar popups, aproveite e entre nela:

Browsers com popup block nativo (e melhores que o do UOL):
Firebird(recomendo fortemente)
Mozilla
Netscape 7.02 (Português-BR)
Opera
Safari (apenas Mac OS)
---
MyIE2 - Extensão para IE, que adiciona funcionalidades como popup-block e tab-browsing. Não muda o render engine portanto não espere um IE com suporte à CSS e PNG decente do dia pra noite.

PS: Não testei este software do UOL, mas Rosana Hermann manda avisar que ele não bloqueia os popups do próprio UOL...