segunda-feira, abril 20, 2009

Mensagem aberta ao sócio-fundador da "Internet do Brasil"

Soube que recentemente Vossa Senhoria tentou reparar este grave erro histórico que era a falta de um verbete na Wikipedia sobre sua nobre agência de publicidade, que, como todos sabemos foi VITAL para a existência e popularização da Web no Brasil.

Afinal, quem não se lembra da saudosa equipe de criação que conseguiu um backbone p/ nós pobres mortais, ou das graciosas meninas do atendimento que escreviam RFCs e contribuiam com outras discussões de protocolos junto com os diretores de arte que tinham que dividir seu tempo entre propor novos padrões e moderar aquela indispensável lista de discussão sobre Web Design.

De fato é inexplicável e indesculpável tamanha omissão por parte dos editores desta enciclopediazinha barata, inútil e desprezível. Tenha certeza de que apóio seu humilde gesto de descer do seu trono e reparar este erro com suas próprias mãos.

Cofesso que fiquei não apenas surpreso como deveras REVOLTADO também, quando soube que o seu verbete proposto havia sido sumariamente deletado por este bando de moleques proto-ditadores desocupados e ignorantes. É um ultraje.

Dito isto, cabe a mim lembrá-lo de algo que, como fundador da web no brasil, V. S.ª deveria estar cansada de saber: o grande poder da rede está em sua descentralização, nos nós independentes interconectados, e não em um ou outro site ou ponto específico que por ingerência seria capaz de se tornar um gargalo.

Ao invés de criticar a Wikipedia, assumindo assim que ela possui alguma relevância ou valor autoritativo sobre os outros sites da rede, por que não tornar este seu verbete rejeitado uma página própria, hospedada em seu próprio servidor livre de policiamento wikipediano? Ou mesmo quem sabe, ir um passo além e criar sua própria enciclopédia colaborativa, com suas próprias regras que a fariam diferente destes wikis colaborativos pero no mucho dos quais estamos fartos.

Tenho certeza de que seria uma tarefa trivial p/ alguém da sua altura. Arranjar contribuidores p/ um wiki alternativo não seria problema p/ quem criou a web brasileira do nada, arrisco dizer que tomaria não mais que 10 minutinhos ;)

Do seu admirador
Fabricio Zuardi

4 comentários:

Smeg disse...

Não entendi nada. Que verbete? Que agencia? Começo agora termina.

Abraço.

Fabricio disse...

O post foi inspirado pelo Michael Lent, mas serve p/ varios outros gurus também, por isso que escolhi nao nomear os bois.

Aqui um pouco mais da polemicuzinha.

Anônimo disse...

Michael Who?

Emerson disse...

Também não entendi muito bem!!!