quinta-feira, março 19, 2009

Dia triste ( Unfollow )

Poxa, eu curto muito o cara, mas existe uma linha que cada um de nós deve traçar e dizer: "espera aí, fazer isso já é cruzar a barreira". Para alguns é posar nu, para outros é aceitar suborno ou experimentar cocaína, para mim é se vender p/ a Telefónica, e infelizmente o Marcelo Tas caiu nessa… :(



Estou triste e decepcionado, me parecia um cara inteligente e de princípios, sei que andar cercado de publicitários e num ambiente que vive as custas de anunciantes acaba amaciando a pessoa e um acordo p/ fazer uns "intervalos comerciais" no blog (sim, twitter é blog) acaba parecendo uma coisa normal, mesmo que a empresa patrocinadora seja uma das campeãs na minha opinião de desrespeito ao consumidor.

Rorschach in Antarctica by haunted snowfort
never compromise. not even in the face of armaggedon! (photo by haunted snowfort)

Não o culpo, quem está errado nesta história não é ele, são os marketeiros que em sua já folclórica falta ne noção acham que podem subsituir a autenticidade valiosa da rede por propaganda pura e simples, em outras palavras, acham que podem comprar uma boa reputação alugando o twitter de alguém que já tenha construído uma.

Mas felizmente não é assim que funciona, e cedo ou tarde a ficha cairá p/ estes dinosauros da propaganda(se não entrarem em extinção antes). Enquanto a mentalidade for top-down, ou seja, "ganhe clientes através de promessas via propagandas" ao invés de bottom-up "ofereça um serviço decente, responda os pedidos de quem está te pagando e como consequencia disso ganhe novos clientes de forma orgânica" nada vai mudar, continuaremos tendo péssimos serviços e alguns amigos tendo que trabalhar duro p/ reconstruir uma reputação queimada por vacilos induzidos desta gente.

Aqui um pequeno apanhado das reações (tiradas das mais de 20 paginas, no momento deste post, no search.twitter a respeito):

  1. Cristiano Dias
    crisdias http://migre.me/aRL - @marcelotas faz a campanha de serviço da Telefonica no Twitter #chaching!
  2. Fabio Seixas
    fseixas O twitter do @marcelotas é dele e ele faz o que quiser com ele. Seus seguidores também fazem o que quiserem. #unfollowmarcelotas
  3. Arnaldo Branco
    arnaldobranco Seguirei exemplo do @marcelotas e citarei a Telefonica em 20 twitts p/ mês. Primeiro: A Telefonica é recordista de reclamações no Procon.
  4. Fabricio Zuardi
    fczuardi @marcelotas sold out to, in my opinion, the worst ISP in Brazil http://is.gd/o2vE , in other news, marketers continue "not getting it"
  5. Fabricio Zuardi
    fczuardi Será que o @marcelotas consegue acabar com a "ajuda"nabusca p/ clientes Speedy http://is.gd/o2GK ? Seria um bom começo #unfollowmarcelotas
  6. Eduardo Camargo
    dudex no more mr nice guy no twitter? Merchand em 140 char que funcione vai ser um desafio bacana de acompanhar. Boa sorte @marcelotas
  7. Felipe Vaz
    felipevaz dica pro @marcelotas: ainda dá tempo pra sair de bom moço e dizer que recusa fazer o advertwitting "porque o seu público não quer"
  8. diogokugler
  9. eforesti
  10. Carolina Vigna-Marú
-- this quote was brought to you by quoteurl


[Update 1] Sérgio Teixeira Jr. em post no portal Exame dá alguns detalhes sobre o contrato(ou pacto se preferirem) com o pemba, digo, a Telefónica. Marcelo ainda não publicou o post prometido.
[Update 2] Marcelo finalmente escreveu sobre o assunto em seu blog.
[Update 3] Esclarecidos os fatos: haverá mesmo anúncios pagos no twitter do Tas, nos resta saber what's next? Tweets sobre restaurantes com área de fumantes usando a tag #marlboro_rocks, tweets sobre casas de burlesco usando a tag #guia_preserv? Dicas de cassinos em Vegas? Quem viver verá :)

4 comentários:

[caiocesar] disse...

Meu caro, concordo contigo. E acho que é bem pertinente e construída a reflexão que você fez.

Bacana também a seleção que você colocou das "celebridades" que opinaram a respeito no twitter. Mais do mesmo, as opiniões dos que acreditam que a revolução dos blogs é a da distribuição de renda do bolo publicitário.

Speedy fail disse...

Hoje o RW/W deu uma idéia de como a coisa pode ficar feia: How to Sell Your Soul on Twitter and Who's Buying

mini ME disse...

Ô fABRICIO SAIU O TEU COMENTARIO DO TWITTER SOBRE O MARCELO TAS NO SITE DA FOLHA
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u548888.shtml


FALOW

Fabricio disse...

@mini ME

Na ocasião desta reportagem avisei no meu twitter que achava bizarra:

http://twitter.com/fczuardi/statuses/1499387559

E hoje o Tas confirmou no blog o amadorismo da "jornalista" responsável por ela:

http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2009-04-01_2009-04-15.html#2009_04-15_14_13_55-5886357-0