Estou triste e decepcionado, me parecia um cara inteligente e de princípios, sei que andar cercado de publicitários e num ambiente que vive as custas de anunciantes acaba amaciando a pessoa e um acordo p/ fazer uns "intervalos comerciais" no blog (sim, twitter é blog) acaba parecendo uma coisa normal, mesmo que a empresa patrocinadora seja uma das campeãs na minha opinião de desrespeito ao consumidor.
never compromise. not even in the face of armaggedon!(photo by haunted snowfort)
Não o culpo, quem está errado nesta história não é ele, são os marketeiros que em sua já folclórica falta ne noção acham que podem subsituir a autenticidade valiosa da rede por propaganda pura e simples, em outras palavras, acham que podem comprar uma boa reputação alugando o twitter de alguém que já tenha construído uma.
Mas felizmente não é assim que funciona, e cedo ou tarde a ficha cairá p/ estes dinosauros da propaganda(se não entrarem em extinção antes). Enquanto a mentalidade for top-down, ou seja, "ganhe clientes através de promessas via propagandas" ao invés de bottom-up "ofereça um serviço decente, responda os pedidos de quem está te pagando e como consequencia disso ganhe novos clientes de forma orgânica" nada vai mudar, continuaremos tendo péssimos serviços e alguns amigos tendo que trabalhar duro p/ reconstruir uma reputação queimada por vacilos induzidos desta gente.
Aqui um pequeno apanhado das reações (tiradas das mais de 20 paginas, no momento deste post, no search.twitter a respeito):
-- this quote was brought to you by quoteurl
crisdias http://migre.me/aRL - @marcelotas faz a campanha de serviço da Telefonica no Twitter #chaching! fseixas O twitter do @marcelotas é dele e ele faz o que quiser com ele. Seus seguidores também fazem o que quiserem. #unfollowmarcelotas arnaldobranco Seguirei exemplo do @marcelotas e citarei a Telefonica em 20 twitts p/ mês. Primeiro: A Telefonica é recordista de reclamações no Procon. fczuardi @marcelotas sold out to, in my opinion, the worst ISP in Brazil http://is.gd/o2vE , in other news, marketers continue "not getting it" fczuardi Será que o @marcelotas consegue acabar com a "ajuda"nabusca p/ clientes Speedy http://is.gd/o2GK ? Seria um bom começo #unfollowmarcelotas dudex no more mr nice guy no twitter? Merchand em 140 char que funcione vai ser um desafio bacana de acompanhar. Boa sorte @marcelotas felipevaz dica pro @marcelotas: ainda dá tempo pra sair de bom moço e dizer que recusa fazer o advertwitting "porque o seu público não quer" diogokugler demoro mas já fizeram http://tinyurl.com/c9zdnf @marcelotas eforesti @marcelotas Vacilou hein? vignamaru unfolei @marcelotas :(
[Update 1] Sérgio Teixeira Jr. em post no portal Exame dá alguns detalhes sobre o contrato(ou pacto se preferirem) com o pemba, digo, a Telefónica. Marcelo ainda não publicou o post prometido.
[Update 2] Marcelo finalmente escreveu sobre o assunto em seu blog.
[Update 3] Esclarecidos os fatos: haverá mesmo anúncios pagos no twitter do Tas, nos resta saber what's next? Tweets sobre restaurantes com área de fumantes usando a tag #marlboro_rocks, tweets sobre casas de burlesco usando a tag #guia_preserv? Dicas de cassinos em Vegas? Quem viver verá :)
4 comentários:
Meu caro, concordo contigo. E acho que é bem pertinente e construída a reflexão que você fez.
Bacana também a seleção que você colocou das "celebridades" que opinaram a respeito no twitter. Mais do mesmo, as opiniões dos que acreditam que a revolução dos blogs é a da distribuição de renda do bolo publicitário.
Hoje o RW/W deu uma idéia de como a coisa pode ficar feia: How to Sell Your Soul on Twitter and Who's Buying
Ô fABRICIO SAIU O TEU COMENTARIO DO TWITTER SOBRE O MARCELO TAS NO SITE DA FOLHA
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u548888.shtml
FALOW
@mini ME
Na ocasião desta reportagem avisei no meu twitter que achava bizarra:
http://twitter.com/fczuardi/statuses/1499387559
E hoje o Tas confirmou no blog o amadorismo da "jornalista" responsável por ela:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2009-04-01_2009-04-15.html#2009_04-15_14_13_55-5886357-0
Postar um comentário