quarta-feira, julho 23, 2003

Desafio Submarino

Hoje resolvi tirar a prova dos nove sobre um aspecto muito irritante do site de compras Submarino, o negocio é o seguinte, os caras só publicam os reviews positivos a eles enviados. Sempre que escrevo falando mal de algum CD os caras nunca publicam, por melhor que esteja o texto, agora se voce manda qualquer porcaria do tipo "SENSACIONAL, MELHOR CD DO MUNDO INDISCUTIVELMENTE!" seu comentário é publicado no dia seguinte(se bobear no mesmo dia).

O teste é bem simples: pense num CD ruim. Muito bem, agora se esforce um pouco e tente baixar ainda mais o nível... repita o procedimento até chegar num título que você não teria coragem de presentear nem seu pior inimigo. Digite o nome no campo de busca do submarino, confira a nota dada a ele e leia os comentários, se voce encontrar algum comentário falando mal do cd publique aqui na caixa de comentários deste blog o link pois você teve as manhas.

Alguns CDs e seus reviews maravilhosos:

Dança da Rapadura - Tiririca (ranking: 5 submarinos)
Tribalistas - Mariza Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown(ranking: 4.5, com o selinho "pai jovem")
Life - Mariana Kupfer(ranking: 5 com direito a comentário "O CD do século")
É O Tchan - Ao Vivo É O TCHAN (ranking: 5)

Tá certo que tive que pesquisar um pouco para citar estes exemplos acima, uma vez que CDs como "as preferidas de Kleber BamBam", CDs do Netinho e Celso Portiolli não possuiam ranking pelo fato de ninguém ter se dado ao trabalho de comentar nada.

Acho que o povo que cuida do site deveria se espelhar um pouco em quem tem certa credibilidade e entender que para quem compra é mais proveitoso uma área de comentários mais democrática e confiável do que uma só com elogios que você nunca pode confiar se são verdadeiros, embasados e pertinentes. E isto não vale apenas para CDs... os outros produtos do site também seguem esta mesma filosofia de ranking.

[Update] Já temos um vencedor do desafio, mais detalhes na caixa de comentários.