quinta-feira, fevereiro 20, 2003

Everything *and* the kitchen sink

Muita gente fala que o browser Mozilla é "bloated", "inchado", que é o tipo de software que não se contenta em ser só web browser, que tem tudo quanto é tipo de funcionalidade e coisas que a maioria dos usuários não vai usar nunca na vida...

Tem uma expressão em inglês usada para estes casos que é a tal da "everything but the kitchen sink" que seria algo como, o programa tem tudo, menos uma pia de cozinha, algo semelhante ao nosso popular "só falta falar" neste caso específico.

Pois bem, pra você ver como as coisas funcionam no mundo open source: Há um ano atrás, um cara publicou um bug no Bugzilla, dizendo que o Mozilla ainda não tinha o tal do kitchen sink... pra que, uma brincadeira dessas postada numa comunidade de milhares de programadores desocupados ao redor do globo, não passa em branco...
A piada foi crescendo e tomando corpo, os caras discutiram que seria legal se ao digitar about: kitchensink na url bar do browser aparecesse uma página com a pia, e foram além, esta pia tinha que ser um documento xhtml 1.1 válido e o css também. Os caras ficaram punhetando este easter egg até nao dar mais, botaram até uma manivela clicável pra vc ligar e desligar o jato d'água animado em ascii art, coisa linda.

Hoje os patches enviados já estão com review e super review, prontinhos para aterrizarem no cvs do programa principal, e aí vem a pergunta: faz sentido adicionar mais esta feature a este dinossauro vermelho? Eu particularmente acho que sim, um easter eggzinho bacana de alguns bytes vindo da comunidade, não vai fazer mal pra essa massa de código parruda que é o Mozilla =)


O bug em questão é este aqui.
E a página da pia a ser mostrada seria esta aqui.

Nenhum comentário: