Minhas expectativas
Eu setei minha expectativa lá embaixo. Esperava basicamente um desfile do “beautiful people” paulistano, essa categoria de ricos-com-peso-na-consciência que moram no morumbi, passam férias em NY, dão consultoria sobre “mídias socials”, usam sacolas de pano, não vivem sem o iPhone, tem o Prius como sonho de consumo, fazem Yoga e colaboram com uma entidade social.
Mas ainda assim, queria ouvir o que pessoas reconhecidas como destaques em áreas fora da minha zona de conforto, como biologia, engenharia, quimica, etc tinham para dizer.
E ouvir histórias de gente bem mais experiente que eu. A Dona Adozinda e o Anisio Campos eram dentre os palestrantes anunciados minhas grandes apostas, curto muito ouvir pessoas que viveram em épocas onde existiam coisas como valores, respeito, dignidade, tradições e etc…
Proposta diferente
A começar pelo email de lembrete no começo da semana com instruções e avisos de que não seriam permitidas cameras e gadgets na platéia eu comecei a me dar conta de que aquele seria um encontro no mínimo diferente dos que estou acostumado, e de que a organização era de nível superior. Não quero entrar nos méritos, vantagens e desvantages dos diferentes tipos de abordagem, mas recomendo a leitura deste artigo sobre a Audience Conference, dois trechinhos que passam a idéia do artigo:
In my opinion, casually live-tweeting conferences is overrated because to a large degree it doesn’t serve an external audience very well. When 30 people are tweeting 10 times during each of 10 talks at a conference, and then people re-tweet the tweets (on a delay, naturally), the hashtag stream is a jumbled mess of disjointed quotations that don’t tell a coherent story. I’ve written about why I think tools like Posterous might be better for summarizing thoughts from events; they serve the audience better.
…
The comments on Nicole Ferraro’s blog about Audience Conference might lead you to believe that being able to film and tweet from a private, closed door event was some God-given right of Those Who Possess An iPhone. Sorry, it’s not. Loren Feldman took video of the entire event from six different angles (including a small cam pointed at, you guessed it, the audience) and he will decide how and what and when you get to see anything. Why not? It’s his show, not yours. Can you stream video from a live production of Wicked?
Este último resume bem, eu particularmente gosto de filmar trechos de palestras e brincar de editar depois no meu laptop, mas simplesmente ouvir com 100% de atenção o que o cara está expondo com a tranquilidade de que tem gente muito mais capacitada que você documentando tudo também é legal. E no meu caso, esta tranquilidade veio quando vi que os responsáveis pela cobertura audiovisual do evento eram a turma da colmeia, e in colmeia we trust, os caras são foda. Entrei no clima “sit back and relax”. Decidi que nem notas no caderninho eu faria, pois os vídeos estarão online em breve mesmo.
Afinal havia um piano de cauda no palco, e o evento começou com um músico talentoso recitando Pneumotórax do Manuel Bandeira.
(continua…)
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