quinta-feira, setembro 03, 2009

Nossos criativos fazendo bonito lá fora

Vi no quíquer do Guime ontem mais um belo exemplo do que as mentes de nossos capacitados profissionais de propaganda são capazes de gerar. A DM9/DDB aparentemente produziu um gasparzin… digo, uma campanha(muito infeliz, que fique claro) para a WWF Brasil que usa como exemplo de motivo para se importar com a ecologia, os atentados de 11 de Setembro.



Hãn? Hein!?? Cuma??

Parece que é isso mesmo, não pregunte… o fato é que a piada de corda chegou até a casa dos enforcados e como não poderia deixar de ser, atingiu o ventilador.



Como se não bastasse a falta de noção e bom senso. A peça foi inscrita em um desses concursos, com o logo (que a entidade alega não ter autorizado) da ONG e ganhou um prêmio.

É…

…Parabéns?

Instant Brasil-il?

Enfim, isto foi só para descrever o contexto. Vamos a análise do filme em si:

Ok, deixa eu ver se entendi a mensagem do reclame acima, se é que este anúncio de mal gosto tem alguma…

  1. Um atentado terrorista planejado matou vários
  2. Uma tragédia natural aleatória matou 100 x vários
  3. Na verdade o tsunami não foi um evento aleatório. Aconteceu pq a mãe Terra, este ser brutalmente poderoso e vingativo não gosta da humanidade, assim como um bando de fanáticos religiosos não gostam da maior democracia do planeta.
  4. Respeite quem é brutalmente poderoso, respeite o planeta e respeite os terroristas.


Requer um certo esforço e uma mentalidade, como diria… “especial“ para conseguir raciocinar como esta gente, mas acho que peguei o espírito: devemos doar dinheiro para a WWF. Senão ela vai lá e conta tudo pra mamãe natureza, e pede uns terremotos, uns maremotos, ameaça botar vulcões extintos em atividade e se bobear até faz cair uns meteóros na casa de quem não reciclou seu lixo!

[Update 1: 2009-09-03:9am] Vejo no twitter do Zambrano que a WWF está dando uma de Cicarelli/Professora-do-todo-enfiado e emitindo DMCA takedown notices a rodo para tentar colocar a pasta de dente de volta no tubo…

Aqui a nota da WWF sobre o assunto.

E aqui a nota da DM9 sobre o assunto (English) que estão na home do site dm9 ponto com ponto br hoje.


[Update 2: 2009-09-03 10:40am] Adicionei um parênteses no primeiro parágrafo para não deixar dúvidas de que eu desaprovo este filme. Coloquei como parte do post apenas para demonstrar meu ponto, não para endossar de qqer forma esta propaganda injustificável. Ironia meu povo! Quando escrevi "elogios" como "parabéns?", "fazendo bonito" e similares, eu estava sendo irônico. ok?

7 comentários:

Raitec disse...

Olha, se você conhecer um pouco mais o povo americano ou por mais que muitos discordem, a cultura americana, você jamais usaria qualquer tipo de propaganda usando o 9/11.
Os caras sofrem até hoje por isso...
Pro resto do mundo a mensagem é clara, nào precisa de texto pra explicar o que queriam dizer... mas pra americano... sei não...

Fabricio disse...

Olá Raitec, conheço um pouco do povo americano sim, tenho muito carinho por aquele país. Morei um ano e meio lá, viajo p/ lá sempre que posso e pretendo voltar para morar novamente mais um tempo assim que der. É uma terra maravilhosa, em quase todos os aspectos.

Não sei se fui suficientemente claro no meu post, mas ele é uma crítica à agência e aos responsáveis por este anúncio de extremo mal gosto.

Não estou usando a propaganda aqui pq gostei dela, pelo contrário, achei horrível e coloquei no post justamente para ilustrar o quão baixo-nível nossos publiciotários podem chegar.

Sobre o lance da mensagem clara que vc falou, não te entendi.

Raitec disse...

Tipo, o teu post pra mim não deixou claro que você nao gostou. Mas depois do seu comentario. blz. Entendi. :)

Também morei lá algum tempo e tenho familia e amigos por lá.
Quando falo de mensagem clara, é porque pelo menos pra mim, não passa inicialmente o sofrimento dos acontecimentos citados, entendo o que a agencia quer justificar que coisas piores podem acontecer por causas naturais se não cuidarmos do mundo.
Porem quanto mais você lê sobre o assunto(continuei lendo após meu comentário) você vê como foi infeliz.

Agora proveitando, vi que a agencia informou que a equipe que fez o AD não está mais lá, porque? se foi em 2008 e foi inscrito num evento? tem mais algum detalhe que eles nao tao dizendo?

Fabricio disse...

tá, relendo seu comentário agora acho que entendi… o “você” não era p/ mim :)

Fabricio disse...

Pois é Raitec, eu não sou muito bom em me expressar por texto :)

E o fato de ter blogado menos este ano tb não me ajuda a organizar as idéias de forma coerente no site :P

Enfim, acho importante apontar esta pisada na bola para ver se melhora-se um pouco o jeito que estas agencias funcionam e os critérios sobre o que é cool ou não.

Certamente depois desta merecida malhada que a DM9 está levando de diversos jornais e sites da internet, as outras agências vão ter um pouco mais de cuidado com o que inscrevem p/ festivais e com o que propõem p/ seus clientes.

Pelo menos isto é o que eu espero.

jao disse...

Ofensivo? Sem dúvida.
Insensível? com certeza.

Mas com todo o respeito e dando uma de advogado do diabo, um barulho um tanto quanto exagerado por causa de uma imagem idiota, afinal, quem nunca viu o cinema americano fazendo piadas com a nuvem em formato de cogumelo gerada pela bomba atômica...

e o respeito aos japoneses, aonde fica nessa história?

Fabricio disse...

Talvez o barulho esteja sendo exagerado, afinal, propaganda ruim não tem nacionalidade.

Mas eu vejo isto com bons olhos: pelo menos desta vez estão reconhecendo que a idéia foi um lixo, a ponto de se envergonharem.

O barulho ajuda a regular o mercado. Com um pouco de sorte aos poucos estas agências e seus criativos descolados vão passar a dar mais importância em ajudar os clientes de fato, ao invés de simplesmente ficar inventando besteiras, sacadinhas e “ações“ bestas que não trazem nada de positivo para ninguém.