segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Lançamento da Semana: QuoteURL.com

Mais um projetinho que atingiu a maturidade mínima p/ ser considerado "lançável" por mim, e portanto, aqui vai o anúncio :)

QuoteURL

(assista em fullscreen)

Quem me acompanha no twitter ou no flickr já deve estar sabendo e ter visto a evolução do site desde o alfa feião cinza até o atual estado bacanudo com logo profissa (by Mauricio), passando pela versão que está no video demo acima, com o split screen mode que parou de funcionar quando o twitter corrigiu o furo que estava permitindo gatunos fazerem click-jacking.

Mas o que é este site? Para que serve, e por que vai mudar a minha vida?

O quote url é uma ferramentinha para gerar links para coisas interessantes que rolam no Twitter basicamente.

Pela natureza efemera do serviço e excesso de micro atualizações muitas vezes irrelevantes, fica fácil perder discussões ou conjuntos de updates de pessoas diferentes que fazem sentido num contexto e que vale a pena guardar/compartilhar.

Até a pouco tempo atrás, quando vc queria blogar sobre algum acontecimento que surgiu no twitter ou documentar alguma thread de lá em outro site, as alternativas eram fazer uma lista de permalinks na mão ou diversos copy/pastes, ou screenshots. O que não chega a ser o fim do mundo, mas eu particularmente acho um porre, e foi por isto que criei o serviço, p/ resolver este incômodo :P

Hoje, se eu quiser referenciar uma discussão, como por exemplo a minha recente com o Marco Gomes a respeito das letras de gosto duvidoso do grupo de funk De Leve (que no momento achei que fosse apenas a respeito das vaias, mas depois vi que realmente teve um cabaço que perdeu a razão ao tentar tirar o cara a força), eu posso apontar p/ uma URL única e permanente :), ou caso queira citar uma série de pensamentos profundos como tema p/ um post no meu blog, eu posso usar o embed code que o site gera:

  1. Fat5
    Fat5 que caralho é isso que o @cavallini, o @jampa, o @kenfujioka, o @plamiral e o @neto fizeram? http://snipurl.com/b67m2
  2. Ken Fujioka
  3. Neto
  4. plamiral
    plamiral nao conhecia isso @neto achei impressionante: http://twitter.com/Neto/status/1173846552
  5. jampa
  6. ricardo cavallini
  7. Fabricio Zuardi
    fczuardi e nossos "criativos" resolveram fazer um remake da piada de loira mais engraçada do mundo http://moourl.com/dixiu só 3 anos de delay…
-- this quote was brought to you by quoteurl

Gostei da idéia, como posso contribuir?

Esta é uma aplicação que fiz utilizando a plataforma App Engine do Google, tanto p/ me familiarizar com o modelo, quanto para desenferrujar meu Python e é claro, resolver meu problema. E como bom preguiçoso oportunista que sou, abri também o source do projeto o que significa que vc pode fuçar a vontade, seja para me desmascarar e mostrar ao mundo o tanto que sou uma farsa como programador, seja p/ aprender algo sobre a datastore do appengine, ou mesmo para me ajudar a tornar o quoteURL melhor! :)

Patches são muito bem vindos!!

Mas vc não precisa necessariamente saber programar p/ contribuir com o projeto, sugestões, críticas, e bug reports também são bem vindos a caixa de comentários está aberta e vc pode utilizar o proprio sistema de bug tracking do projeto para isso.

Ou se estiver se sentindo generoso e quiser me pagar um café, tá valendo tb :)

19 comentários:

Anônimo disse...

Ficou bom pra Caralho o Video Demo! Curti minha ponta. GREAT SUCCESS!!!

Abs!

Fabricio disse...

Valeu Braga, acho que vou precisar fazer outro video, trocando o split screen por popups e arrastando os links de uma janela p/ outra, mas se for rolar vou tentar colocar updates seus no meio de novo :)

Marcelo Chabes disse...

Fala fabricio, td bom?
Não encontrei nenhum link para acompanhar seus próximos posts, "instala" um feed ae...gostei do Blog.
http://www.feedburner.com/fb/a/home

Absss

Fabricio disse...

Oi Marcelo,

O feed deste blog é http://idomyownstunts.blogspot.com/atom.xml

Se vc usa um browser moderno como Firefox ou Safari, o autodetect era p/ funcionar e te mostrar no canto superior direito no location bar um icone mostrando que o site possui feed.

E na maioria dos feed readers modernos vc tb pode simplesmente colocar o endereco do blog ( http://idomyownstunts.blogspot.com ) no campo de adicionar feed que ele deveria detectar tb, testei aqui no Google Reader e funcionou.

Me avise se estiver com dificuldade ainda que eu vejo o que posso fazer. Muito obrigado pela visita.

Marcelo Chabes disse...

talvez seja porque eu uso o Chrome então, só pode ser. Vou testar receber via google reader...
Valeu..e parabéns pelos empreendimentos!
Absssssssss

Fabricio disse...

É, o Chrome realmente nao te dá nenhuma indicação de que o site possui rss, isto é um bug que talvez seja corrigido no futuro http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=84 mas de qqer forma é bom saber, vou considerar mudar o template aqui e colocar um link pro RSS também na sidebar além de ter ele no auto-discovery. Valeu!

Anônimo disse...

Parabéns, Fabrício!

Ótima idéia e muito útil! Estou tentando instalar no meu blog, mas gerou um quadro gigante pelo blogger. Como faço para editar? :)

Grande abraço.

Fabricio disse...

Oi Casagrande, vc pode por favor recopiar o codigo embed de novamente existia um bug com blogs que convertem newlines em tags br http://fczuardi.lighthouseapp.com/projects/24896/tickets/31-put-embed-code-into-a-single-line mas foi recentemente resolvido. Por favor teste, veja se o codigo gerado está vindo numa linha só e me diga se funcionou.

Valeu!!

Anônimo disse...

Feito! Thank you very much \o/

Agora funcionou perfeitamente. Obrigado pelo suporte :)

Grande abraço.

Fabricio disse...

De nada Casagrande!
Tentei deixar um comment la no seu browser mas o link do Post comment nao rolou aqui no meu firefox :(

Fabricio disse...

Casagrande, uma outra coisa que reparei no seu blog, é que o permalink com o timestamp e o programa usado nao aparecem, por exemplo "16 Feb 2009 - 13:34 from TwitterFox"

Olhando no source da sua página vi que seus spans de classe class="meta entry-meta" por algum motivo estao com font-size:0pt; quando no código embed da pagina em http://www.quoteurl.com/awjpq está font-size:0.8em;

Isto foi intencional ou é um bug?

Anônimo disse...

Bom dia, Fabrício! Realmente gerou diferente o código. Eu usei os links via search.twitter.com, mas não alterei o html.

E na minha página os comentários estavam com bug mesmo. Retirei os comentários do blogger e instalei o IntenseDebate.

Testa agora pra ver se estão funcionando os comments :)

Valeu!

Anônimo disse...

Opa! Eu de novo por aqui. Fabrício, verifiquei o quote na edição do post e no visualizar aparece certo. É na hora de publicar e adaptar ao template do blog que não aparecem as datas.

Grande abraço.

Fabricio disse...

estranho! está me parecendo alguma coisa da plataforma de blog mesmo… qual voce usa? blogger.com? se sim, qual versao? a normal ou o draft.blogger.com?

Aqui no meu (que é blogspot tb) e em um outro de testes nao tive este problema, mas de repente pode ser alguma outra coisa relacionada ao tema ou as configuracoes…

Abri um ticket la no sistema de bugs p/ me lembrar de investigar este mistério http://fczuardi.lighthouseapp.com/projects/24896-quoteurl/tickets/38 Obrigado novamente pela ajuda :)

Anônimo disse...

Sim, o template do meu blog tem muitos bugs. Pode ser isso que alterou o quote. Eu uso o blogger novo normal, mas assim que der vou atrás de outro modelo estilo twitter.

Mas, o quote é ótimo e pretendo usá-lo muitas vezes :)

Grande abraço.

Anônimo disse...

Estou em dúvida se eu sou beta tester ou chato mesmo, mas vamos lá.

Acabei de gerar mais um quote: http://www.quoteurl.com/go6ig

Algumas mensagens tiveram problemas com a acentuação.

Um abraço.

Fabricio disse...

obrigado novamente Casagrande! No momento nao posso parar p/ arrumar isso pois estou em viagem de carnaval, mas ja registrei o bug em http://fczuardi.lighthouseapp.com/projects/24896-quoteurl/tickets/39 e arrumarei asim que der.

valeu!

Fabricio disse...

Ola Casagrande, comento apenas p/ avisar que o bug dos acentos em http://www.quoteurl.com/go6ig foi corrigido. Obrigado novamente :)

Fabricio disse...

Casagrande, hoje tive um tempo para dar mais uma investigada no problema do seu sistema de blogging estar convertendo o css inline do codigo embed e fazendo o timestamp ficar invisivel (ele converte font-size: 0.8em; para font-size:0;)

Nao consegui reproduzir o problema, me parece que seu sistema está fazendo isto no momento da publicação. Muito estranho, varias coisas do embed code que estão dentro do style="" são convertidas no seu site, não sei por que, por exemplo:

color:#888;

ele converte para:

color: rgb(136, 136, 136);

Me parece que é em uma destas conversoes que ele está se perdendo e convertendo 0.8em para 0

Você utiliza algum plugin ou aplicativo externo para escrever os posts para seu blog?

Você digita eles direto na interface do site blogger.com ou copia de algum outro lugar e copia la depois?

Qual browser vc usa p/ escrever seus blog posts? Tem alguma extensão instalada nele?

Qualquer informação adicional que vc conseguir me passar pode ser importante, qualquer dica ou screenshots de como é o seu workflow normal de blogagem. Fique a vontade p/ me mandar direto por email fabricio arroba fabricio ponto org

Você possui outros blogs? ja tentou usar o codigo embed neles? Vc notou se o timestamp tambem some neste caso?

[]s e obrigado pela ajuda