Não sei ainda se farei um post sobre a campus party ou nao, mas uma das coisas engraçadas que ocorreu por lá foi o pessoal personificando o chester quando ele deu uma saida e deixou o computador aberto e logado no twitter… Coisa de adolescente desocupado, eu sei, mas nao é este o ponto.
Este é um post sobre marcas, feedback, suporte e atendimento ao consumidor… (WTF fabricio? vc está bem?)
Eu tenho alguns projetos pessoais open source (a maioria deles abandonados), como a gametab, o bannerblind, o hexoban generator, a library em actionscript p/ a API do flickr, o zboard p/ flickr, varios scripts de gerasemonkey incluindo um autocompleter p/ twitter, o musicplayer e outras besteiras do tipo. Todos sao projetos que eu fiz p/ mim, para suprir uma necessidade própria, e portanto nunca dei a minima p/ suporte ou "atendimento ao cliente".
Na verdade dizer que nao dei a minima nao é muito justo, eu gosto de ver que as vezes as minhas soluções servem p/ outros também, e gosto de receber sugestões e ajuda a respeito de ideias p/ tornar algum destes projetinhos melhor e sempre procuro ser atencioso e educado (na medida do possível) com quem me procura.
O fato é, depois de dois anos e meio trabalhando em uma startup que possui um produto/serviço bacana e que interage direto com seus consumidores, meus conceitos e preconceitos a respeito dos loops de feedback mudaram um pouco, ainda estou muito longe de acreditar naquela besteira de "o cliente tem sempre razão", mas evolui um pouco vivenciando e observando bons exemplos, admiro a paciencia e modo como o suporte do Ning lida com os seus clientes (tanto os que pagam, quanto os VIP, quanto os que usam o servico gratuito).
E agora que eu tirei o ano para investir em meus projetos próprios, alguns deles fatalmente podem ser classificados como produtos e/ou serviços, com clientes reais e um pouco da minha arrogancia e elitismo terão que de uma forma ou outra serem amenizados para que eu consiga aproveitar o potencial de meus empreendimentos. E como consequencia disto ando refletindo muito ultimamente sobre os tipo de ferramentas, filosofias e comunidades que são mais produtivas.
Como parte desta pesquisa, conheci o IdeaScale, que é a ferramenta que o BUGLabs utiliza para arrecadar idéias para novos módulos e ver a popularidade de cada uma delas, em parte é como o getSatisfaction ou o nacional Beezer mas um pouco mais simples e focado em sugestoes.
E como um experimento e exercício pessoal de ouvir mais os outros, criei um "projeto" que recebe idéias através do ideascale, inspirado por tantas outras iniciativas que a precederam, como as perguntas de Taboca aos mturks p/ tomar decisões pessoais e o 'Chester por um dia' do parágrafo inicial. Sem mais delongas… apresento-lhes o:
"What Fabricio Zuardi should do?".
Toda segunda Quinta Feira do mês vou dar uma lida no estado atual daquela página e tentar aplicar algo daquelas sugestões a minha vida. Não tem nenhum critério específico, e ser a sugestão mais votada não é garantia de absolutamente nada, de qqer forma espero me divertir durante o processo e conto com a participação dos amigos :)
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
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Um comentário:
Heh, não basta dar o vacilo... é preciso ser relembrado em verso e prosa bloqueira! :-)
O curioso foi constatar que 90% dos posts eu teria feito num dia típico! :-D
Vamos ver o que *você* faria, tá dando várias idéias, hehehe
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