sexta-feira, janeiro 09, 2009

Lançamento da semana: EstreiaSexta.com

Não achei que este fosse ser meu primeiro post do ano, pois tenho dois outros em draft, mas por razao de como tem sido corrido e empolgante estes primeiros dias de 2009, fico feliz de já começar com um post sobre uma release! (yeah, a little less conversation, a little more action)

É isto ai amigos, eu lancei um site novo. Pare tudo e vá agora conferir!!




Estreia Sexta: estréias de filmes de cinema no Brasil.

O site não tem muito o que explicar, a propria URL já entrega: é a lista dos filmes que estreiam nos cinemas brasileiros na próxima sexta-feira. Simples assim. Abriu, ta lá. Como descrevi semana passada, quando dei inicio a um beta-relâmpago deste site: "se alguem passar mais de 15 segundos neste site sem fecha-lo ou ir p/ outro a partir dele é pq falhamos".

Aliás, ainda me aproveitando do que disse na ocasião do começo da coisa, é bom deixar claro o que o site não é:

O que o site não é:

- não é um site de resenhas
- não é um site com todos os filmes em cartaz (são estréias apenas)
- não é uma "rede social"
- não é web 2.0
- não é uma aplicação Rails ;)
- não é um site pesado/poluído
- não é um serviço pago, não tem publicidade e não tem fins lucrativos

O que posso dizer é que estou feliz com o resultado, mas que ainda tem muita coisa que pode melhorar, portanto a opinião e participação de vocês é fundamental.

No mais,foi uma bela experiencia esta de setar uma data p/ a release e se forçar a fazer aquela coisa sair do papel independente de desculpas, o que me motivou muito foi uma entrevista do dono do CD Baby com o autor do livro 4-hour Work Week (um dos livros bacanas que li ano passado, e que apesar de ser meio auto-ajuda, te faz parar p/ pensar), uma frase em particular do cara do CD Baby eu guardei:

When friends talk about starting a business I say if you’ve got idea you want to do, don’t sit there for a whole year trying to raise funding or whatever before you can put it out in the world. Just give yourself a 10-day deadline.

Foi o que fiz, e é o que eu pretendo fazer ainda muitas vezes durante este ano, mas ai já é assunto p/ outro post…

Enfim, visitem o site, espalhem a notícia entre os colegas e deixem suas pedradas aqui na caixa de comments ou na lista de discussões do projeto.

E muito obrigado mais uma vez ao povo que aluguei estes últimos dias: Gustavo "Smeg" Amigo, Jonas Galvez, Marco Gomes, Marcio Galli, Felipe Gomes, Mauricio Zuardi(que bolou este logo chique), Kenji, Fabio Fzero, Ace, CrisDias…(estou esquecendo alguem, estou esquecendo alguem) E tb ao Fugita, que fez um post bacana a respeito no Startupi (é… pelo menos uns 3 blogs deram o furo antes do I do My Own Stunts, estou lento :))


http://estreiasexta.com.br

12 comentários:

Anônimo disse...

Feed assinado. Mandou bem.

Anônimo disse...

Só achei os links para trailers e afins muito pequenos.
Dei um gigantesco ctrl + aqui, hehe.

Anônimo disse...

Cara, parabéns pela iniciativa!
Simples, objetivo e sem bla-bla-bla.
Certamente vou passar pra frente :)

Rinaldi disse...

pô, só peca no lançamento... devia ser um dia depois :P estreiasexta que estreia na quinta???? :P


ps: curti muito... parabéns! :)

pps: tá me incentivando a tomar partido nos meus dois projétos pra esse ano!

Fabricio disse...

obrigado a todos pelos comentarios e sugestões!

ricolasanto disse...

Ola Fabricio, na minha opiniao, seria legal criar um app pro Iphone/Ipodtouch para ser acessado em qualquer lugar. E mais, vc abre uma seção para comentarios de outras pessoas sobre as estréias!!Sucesso!

Fabricio disse...

Olá Ricardo,

O site já possui um CSS específico p/ iphone e ipod touch, se vc tem um por favor experimente e me diga o que achou :)

Com relacao a comentarios, a proposta do site é a de ser leve e minimalista, porém sua sugestao daria um ótimo plugin ou mesmo um mashup em endereco separado.

Vc nao estaria afim de fazer um site de comments que usa os dados do estreiasexta como funte? Sinta-se a vontade p/ usar o feed Atom ou mesmo fazer scrapping no html principal, esta é a API do site e o hacking é totalmente incentivado (as listas com links estão licenciadas sob CC-Atribution, ou seja, faça o que quiser com o conteúdo) ter um ecossistema de produtos derivados feitos pela comunidade é um dos objetivos =))

ricolasanto disse...

Olá Fabricio, bele??

Gostaria de dar mais uma opinião. Se o estreiasexta fornecesse também, para cada estreia, as respectivas salas de cinemas que os filmes estão passando. Isso evitaria que as pessoas acessassem sites das empresas como cinemark, kinolex, moviecom. Seria uma mao na roda!!!Sucesso!!

Anônimo disse...

Muito boa sua iniciativa, parabéns...

Anônimo disse...

Cara, PARABÉNS MESMO pela criação.
A idéia é genialmente simples. Eu sempre senti falta de um site que informasse as estréias da semana.. e mais nada. Sem reviews tendenciosos nem críticas profundamente chatas.

Encontrei o EstreiaSexta hoje pelo Google e já assinei o feed. :)
Adorei a "limpeza" do site.
Com certeza divulgarei pra todos os meus amigos.

Keep up the good work.

Fabricio disse...

valeu :)

Renan disse...

Achei muito interessante o estreiasexta, o site é simples e vai direto ao ponto que são as estreias, sem muito lenga lenga.

Adorei a opção de ir direto pro trailer no youtube

Parabéns pelo projeto, sucesso!