sexta-feira, novembro 28, 2008

Um pedido à Regina Cazé e a Rede Globo

Sei que já tirei sarro da Regina Cazé e que já critiquei a Rede Globo antes aqui neste blog, mas quando eles dão uma dentro, temos que ser humildes e reconhecer/tirar o chapéu.

Me refiro a série "Lan Houses" que aparentemente vai ao ar no programa Fantástico (não tenho tv em casa) e dos extras que pela limitação física não vão ao ar na tv.





Em tempos de "Lei Azeredo", e de gente que nao entende a web focando muito nos lados negativos e tentando criminalizar toda uma geração, é sempre bom ver o outro lado tendo espaço num veículo de massa em horário nobre.

Para ficar perfeito, só faltou a própria reportagem e os videos dela serem liberados em Creative Commons, seguindo o exemplo do Roda Viva da tv Cultura com o Jimmy Whales para que a mensagem possa se proliferar ainda mais.

Como procurei no site e não encontrei nenhuma menção sobre as permissões dos vídeos, assumi que o " © Copyright 2008 - Globo Comunicação e Participações S.A." seria a norma e deixei um comentário neste blog post pedindo para que a emissora abra uma excessão neste caso, pois acredito que tem tudo a ver ;)

Abaixo, meu comment:
Seu comentário está aguardando moderação.
Fabricio Zuardi | Sex, 28/11/08 | 10:59

Olá,

Primeiramente, meus parabéns pela série e iniciativa, acho importante o trabalho que voces estao fazendo de mostrar o tanto que é positivo e importante estas Lans para a disseminação do acesso ao conhecimento. Talvez no futuro legisladores pagos por nós façam melhor seu trabalho ao invés de botarem mais obstaculos no caminho (vide proposta Azeredo e similares) graças a reportagens como as de voces.

Agora, um pedido: por favor pensem com carinho na possibilidade da Globo habilitar o embed dos videos desta série e também disponibilizá-los para o público com uma licença mais livre e compatível com a realidade da Internet, como por exemplo a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil

http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/
http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/legalcode

Assim outros voluntários que por ventura queiram publicar versões legendadas para outras línguas, ou utilizar parte dos clipes em seus próprios projetos de conscientização, ou que queiram republicar em outros meios, fazer exibicoes em colegios e uma infinidade de outros usos poderosos e criativos que nao conseguimos prever. Que eles possam fazer isto sem serem limitados legalmente.

Desde já muito obrigado =)

2 comentários:

Anônimo disse...

2 thumbs up para a regina case, a globo e a producao do programa :)

Anônimo disse...

Eu tinha lido sobre essa série, mas não sabia que os vídeos estavam disponíveis online para assistir.
Acabei de asssitir, e são realmente ótimos.

O cara disse lá que quando ele conheceu a internet ele viu que lá havia uma quantidade de informações imensas que ele nunca ia conseguir absorver sozinho, então porque não compartilhar esse novo portal com os outros? Awesome.

Numa das entrevistas do Jimmy Wales por aqui ele disse um negócio interessante: o próximo bilhão de pessoas na internet está por chegar..

Tomara que a Globo libere estes vídeos em CC. Imagino que já devem estar pensando nisso (para este quadro específico), mas a burocracia interna deve atrapalhar.