sexta-feira, novembro 28, 2008

RSS sem propaganda

De tempos em tempos algumas idéias de jerico voltam a tona, como por exemplo não incluir o conteúdo completo dos posts em um RSS(que raiva que eu tenho do "clique para continuar lendo"), ou a idéia de que propaganda no feed faz sentido.

exemplo de propaganda em feed


Alguém poderia argumentar que um feed com propagandas nao vale a pena ser lido, e eu, como defensor do livre mercado que sou, diria que sim, provavelmente o simples fato do feed ter propaganda já diz algo a respeito de quem escreve, ou do veículo de comunicação que fornece o feed, e que naturalmente a pessoa ou empresa vai se tocar uma hora do tanto que atrapalha o flow de leitura aqueles banners inuteis funcionando como hr, ou caso nao se toque, será eventualmente esquecido/ignorado pois outros com feeds limpinhos serão mais atrativos.

Mas a moeda tem outro lado também, conteúdo. Eu não ligaria de viver sem ler as besteiras do TechCrunch (que coloca não 1, mas 2 ads por post no feed) por exemplo, pois os caras são clueless e dão incrivelmente mais bolas foras do que dentro, não me faz falta. Porém, eu ficaria chateado se não pudesse dar uma lida no Slashdot no café da manhã, ou de ler a versão física da revista Wired de vez em quando. São dois exemplos de veículos que de uma ou outra maneira contam atualmente com a propaganda p/ sobreviver, e apesar de eu pessoalmente não acreditar em banners ou na fantasia do adsense, consigo ver um pouco o lado dos caras.

Aí que entra a salvação da lavoura: as tecnologias de remoção de ads, coisas como o AdBlock Plus, o criativo AddArt e tantos outros (incluindo o meu finado e pioneiro neste ramo projetinho, Bannerblind). Removedores de propaganda são hoje já praticamente indispensáveis, e a maior função deles é justamente lutar no sentido de se tornarem obsoletos.

Removedores de propaganda estão ai para mostrar a diferença gritante que há, entre a poluíção e feiúra da web-sem-proteção e um mundo-limpo-sem-publicidade, assim como o TiVo fez com a tv, os plugins e gambiarras para proteger meu micro de publicidade invasiva mostram ao mundo que quando dada a opção de com ou sem ads, qualquer um vai preferir a opção sem, e isto ajuda a forçar o mercado a se adaptar e encontrar/inventar novos modelos de negócios que não dependam deste Câncer.

Voltando ao assunto do post, propaganda em feeds, usuários de leitores de rss web-based como o Bloglines ou Google Reader por exemplo nao precisam se preocupar com eles pois o próprio plugin anti-ads do navegador já da conta do recado. Mas se vc usa também um leitor stand-alone como o Vienna, ou está cada hora em um navegador ou maquina diferente, que nem sempre tem o plugin instalado ou bem configurado, existe a opção do Yahoo Pipes que permite modificar feeds de n maneiras, incluindo substituição/remoção de partes padronizadas utilizando expressões regulares.

E finalmente, aqui está um pipezinho bem básico/besta que fiz para conseguir manter tanto o Slashdot quanto o CrisDias na minha lista de leituras:

http://pipes.yahoo.com/fabricio/nofeedads

Fiquem a vontade para cloná-lo, aperfeiçoá-lo, e indicarem outras opções e serviços para remoção de propaganda em feeds nos comentários :)

Nenhum comentário: