segunda-feira, agosto 18, 2008

Sobre o logo da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos

Não vou falar aqui sobre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais tirando do ar o site www.novojornal.com.br. Se quiser saber sobre o causo visite o blog do savazone ou o xô censura.

Quero apenas deixar uma pequena observação sobre o logotipo utilizado como placeholder (que até o momento deste post poderia ser encontrado em http://www.novojornal.com.br/pcciber.jpg :


Sem entrar no mérito da beleza ou breguiçe do logo, gostaria apenas chamar a atenção para quais eram os primeiros resultados do Google Images (até o momento deste post) para os termos "matrix" e "magnifying glass":

 
 

As imagens são respectivamente esta e esta.

Curioso não?

E como tarefa de casa para meus leitores ai vai a pergunta:

- Se o famigerado "substitutivo Azeredo" já estivesse sido aprovado, estaria este logo em conformidade com a lei, que criminaliza a "obtenção, transferência ou fornecimento não-autorizado de dado ou informação;"? Uma vez que eu acredito que a Warner não foi consultada para a confeccao deste logotipo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nao sei bem se essa logo foi feita pelo Estado... pode ter sido feita por alguem que cuida da manutencao do site.
Neste caso, espero que a logo esteja em conformidade com as lei, caso contrario seria mais problemas para o novo jornal.

Fabricio disse...

Bem observado Francisco, pode ser que a logo nao tenha sido colocada lá pelo Ministério, alguém sabe se esta "Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos" tem site?

Fabricio disse...

mandei um email para crimedigital@mp.mg.gov.br perguntando sobre o logo, até o momento não recebi resposta, se alguém retornar eu dou um update aqui.

Anônimo disse...

De qualquer forma, independentemente do projeto de crimes digitais, houve infração clara ao direito autoral dos detentores das imagens. Valia a pena enviar para alguma jornal isso :)

Anônimo disse...

Mesmo que a logo tenha sido colocada por pessoa responsável pela manutenção do site, existe a responsabilidade conjunta? Com a palavra os entendidos na legislação.