domingo, novembro 30, 2008

[JÁ ESTÁ NORMAL DE NOVO]Aviso: Minha conta do Google foi desativada DE NOVO!

E de novo sem nenhum motivo aparente…

Por favor evitem me escrever emails nos próximos dois dias, pois eles irão para o limbo (eles nem dao bounce e eu nemnão recebo eles depois que recuperar a conta, pelo menos foi assim da outra vez).

E o pior, eles nunca dizem o que causou a desativacao automática, ou seja, se teria algo que eu poderia fazer para evitar estes transtornos, eu nunca saberei.


--------

My Goggle account has been disabled again, and again without notice or any reasonable reason.

So please don't email me while I don't get it back because they will not reach destination (and neither bounce).

The worst thing about this issues, is that Google never tells you what triggered the automatic disable, so if there is something I could contribute to not get flagged again, I will never know…

Bummer :(

[update] they do bounce!
[UPDATE 2] …AND WE ARE BACK!!!

sexta-feira, novembro 28, 2008

Um pedido à Regina Cazé e a Rede Globo

Sei que já tirei sarro da Regina Cazé e que já critiquei a Rede Globo antes aqui neste blog, mas quando eles dão uma dentro, temos que ser humildes e reconhecer/tirar o chapéu.

Me refiro a série "Lan Houses" que aparentemente vai ao ar no programa Fantástico (não tenho tv em casa) e dos extras que pela limitação física não vão ao ar na tv.





Em tempos de "Lei Azeredo", e de gente que nao entende a web focando muito nos lados negativos e tentando criminalizar toda uma geração, é sempre bom ver o outro lado tendo espaço num veículo de massa em horário nobre.

Para ficar perfeito, só faltou a própria reportagem e os videos dela serem liberados em Creative Commons, seguindo o exemplo do Roda Viva da tv Cultura com o Jimmy Whales para que a mensagem possa se proliferar ainda mais.

Como procurei no site e não encontrei nenhuma menção sobre as permissões dos vídeos, assumi que o " © Copyright 2008 - Globo Comunicação e Participações S.A." seria a norma e deixei um comentário neste blog post pedindo para que a emissora abra uma excessão neste caso, pois acredito que tem tudo a ver ;)

Abaixo, meu comment:
Seu comentário está aguardando moderação.
Fabricio Zuardi | Sex, 28/11/08 | 10:59

Olá,

Primeiramente, meus parabéns pela série e iniciativa, acho importante o trabalho que voces estao fazendo de mostrar o tanto que é positivo e importante estas Lans para a disseminação do acesso ao conhecimento. Talvez no futuro legisladores pagos por nós façam melhor seu trabalho ao invés de botarem mais obstaculos no caminho (vide proposta Azeredo e similares) graças a reportagens como as de voces.

Agora, um pedido: por favor pensem com carinho na possibilidade da Globo habilitar o embed dos videos desta série e também disponibilizá-los para o público com uma licença mais livre e compatível com a realidade da Internet, como por exemplo a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil

http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/
http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/br/legalcode

Assim outros voluntários que por ventura queiram publicar versões legendadas para outras línguas, ou utilizar parte dos clipes em seus próprios projetos de conscientização, ou que queiram republicar em outros meios, fazer exibicoes em colegios e uma infinidade de outros usos poderosos e criativos que nao conseguimos prever. Que eles possam fazer isto sem serem limitados legalmente.

Desde já muito obrigado =)

RSS sem propaganda

De tempos em tempos algumas idéias de jerico voltam a tona, como por exemplo não incluir o conteúdo completo dos posts em um RSS(que raiva que eu tenho do "clique para continuar lendo"), ou a idéia de que propaganda no feed faz sentido.

exemplo de propaganda em feed


Alguém poderia argumentar que um feed com propagandas nao vale a pena ser lido, e eu, como defensor do livre mercado que sou, diria que sim, provavelmente o simples fato do feed ter propaganda já diz algo a respeito de quem escreve, ou do veículo de comunicação que fornece o feed, e que naturalmente a pessoa ou empresa vai se tocar uma hora do tanto que atrapalha o flow de leitura aqueles banners inuteis funcionando como hr, ou caso nao se toque, será eventualmente esquecido/ignorado pois outros com feeds limpinhos serão mais atrativos.

Mas a moeda tem outro lado também, conteúdo. Eu não ligaria de viver sem ler as besteiras do TechCrunch (que coloca não 1, mas 2 ads por post no feed) por exemplo, pois os caras são clueless e dão incrivelmente mais bolas foras do que dentro, não me faz falta. Porém, eu ficaria chateado se não pudesse dar uma lida no Slashdot no café da manhã, ou de ler a versão física da revista Wired de vez em quando. São dois exemplos de veículos que de uma ou outra maneira contam atualmente com a propaganda p/ sobreviver, e apesar de eu pessoalmente não acreditar em banners ou na fantasia do adsense, consigo ver um pouco o lado dos caras.

Aí que entra a salvação da lavoura: as tecnologias de remoção de ads, coisas como o AdBlock Plus, o criativo AddArt e tantos outros (incluindo o meu finado e pioneiro neste ramo projetinho, Bannerblind). Removedores de propaganda são hoje já praticamente indispensáveis, e a maior função deles é justamente lutar no sentido de se tornarem obsoletos.

Removedores de propaganda estão ai para mostrar a diferença gritante que há, entre a poluíção e feiúra da web-sem-proteção e um mundo-limpo-sem-publicidade, assim como o TiVo fez com a tv, os plugins e gambiarras para proteger meu micro de publicidade invasiva mostram ao mundo que quando dada a opção de com ou sem ads, qualquer um vai preferir a opção sem, e isto ajuda a forçar o mercado a se adaptar e encontrar/inventar novos modelos de negócios que não dependam deste Câncer.

Voltando ao assunto do post, propaganda em feeds, usuários de leitores de rss web-based como o Bloglines ou Google Reader por exemplo nao precisam se preocupar com eles pois o próprio plugin anti-ads do navegador já da conta do recado. Mas se vc usa também um leitor stand-alone como o Vienna, ou está cada hora em um navegador ou maquina diferente, que nem sempre tem o plugin instalado ou bem configurado, existe a opção do Yahoo Pipes que permite modificar feeds de n maneiras, incluindo substituição/remoção de partes padronizadas utilizando expressões regulares.

E finalmente, aqui está um pipezinho bem básico/besta que fiz para conseguir manter tanto o Slashdot quanto o CrisDias na minha lista de leituras:

http://pipes.yahoo.com/fabricio/nofeedads

Fiquem a vontade para cloná-lo, aperfeiçoá-lo, e indicarem outras opções e serviços para remoção de propaganda em feeds nos comentários :)

segunda-feira, novembro 24, 2008

São Carlenses e Computeiros, Prof. Mauro Biajiz precisa de uma ajuda

Repassando o recado que vi agora pouco na padaria Guanabara, sei que está em cima da hora, mas quem estiver na regiao de São Carlos amanhã e puder dar um pulo lá, ou puder ajudar a repassar a notícia, por favor dê uma força:

O Hemonúcleo Regional de Jaú, em parceria com o Depto de Computação (DC) da UFSCar realiza, no dia 25/11 (terça-feira), coleta de sangue no campus da UFSCar. A iniciativa visa encontrar doador compatível para transplante de medula para o professor Mauro Biajiz, do DC, que apresenta quadro de Leucemia.

Data: 25/11 (terça-feira)
Horário: 17h até 21h - Ginásio de Esportes(UFSCar)

sexta-feira, novembro 07, 2008

Novas Features: Follow e Reactions

Uma das vantagens de se usar um sistema de blog terceirizado, é que vc não precisa se preocupar com atualizações no sistema, e de vez em quando uns brinquedinhos novos aparecem…

Pois bem, estou experimentando dois novos upgrades para este blog, a título de teste, não sei quanto tempo eles irão sobreviver, se eu gostar e achar que foi positivo pro site depois de um tempo, deixarei, caso contrário tiro p/ evitar firulas desnecessárias.

Follow:

A primeira novidade é talvez a mais inútil, ai na sidebar da direita, uma caixinha p/ vc que faz parte do seleto grupo de gatos pingados que ainda lê as besteiras que escrevo dar as caras.

Reactions:

Sabemos que o mundo anda cada vez mais preguiçoso, alguns usam como desculpa o fato de estarem ocupados demais, a verdade é que não se comentam mais posts como antigamente. Hoje cada um tem seus próprios blogs(e sim, twitter é blog) e acompanham centenas de RSSs, parar a vida para participar de uma discussão em caixas de comentários não é mais aquela coisa super motivante. Portanto, se estiver com preguiça, ou se o que vc tem a acrescentar ao post não vale a pena ser teclado, basta clicar em um dos 5 checkboxes ao fim de cada post :)

Abaixo as opções:

- boa!: se vc gostou do post, achou interessante ou inspirador
- meh: se vc achou que o post foi nulo, inútil, irrelevante, não muda a vida de ninguém, não fede nem cheira
- fraco: se vc achou o post um lixo, se vc acha que eu sou burro, se vc acha que eu devo te dar o tempo de vida que vc gastou lendo de volta, se vc achou fraco ou besta simplesmente
- gay: se ao fim do post vc sentiu a necessidade de me insultar, ou se o post foi muito menininha
- cuma?: se o post não faz sentido nenhum, se vc não entendeu nada do que tentei dizer