sábado, agosto 11, 2007

Freebase

Este é para botar no radar

http://freebase.com

A proposta é animal, um banco de dados compartilhado, com objetos de shape dinamico (lembra o Ning Content Store), uma API simples(Json na veia) e cheia de exemplos com direito a uma interface interativa na web para testar suas queries... e o mais importante, tudo licenciado numa Creative Commons nao restritiva (Atribution), o que incentiva reuso e chuplicação para os mais variados propositos e aplicacoes.

Recebi minha conta semana passada e brinquei bem pouco, mas apesar do servico estar em alpha, estou empolgado, como disse um colega que conhece alguns dos envolvidos no projeto, os caras estao perseguindo o sonho da semantic web, é um puta projeto ambicioso e a forma como vem sendo feita me parece decente, a interface é agradavel e cheia de campos que se auto-completam com sugestoes e coisas do tipo. Eventualmente pela natureza da coisa, eles terao que enfrentar o vandalismo e spam, claro, mas o começo fechado e o foco em tornar tudo programavel me fazem ver a empreitada com otimismo :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece muito interessante! Se, por acaso, tiver convites pode me mandar um?! Muitcho agradecido...

Fabricio disse...

Fala Dennis!
Infelizmente a conta veio vazia em termos de convites, mas a boa noticia é que eu registrei pelo site mesmo, botei meu email la e uns 3/4 dias depois chegou o convite no meu inbox :)