quinta-feira, junho 01, 2006

Free Music

Apresento a vocês, o mais novo website focado no compartilhamento de músicas interessantes e licenciadas sob Creative Commons: CCHits!



Mas que diabos é CCHits?

Bom, resumidamente é um site/feed coletivo onde todos tem o direito de enviar indicacoes de musicas bacanas, desde que possuam copyright flexível*.

Quem juga a qualidade dos links são os próprios usuários, votando, comentando ou simplesmente ouvindo, é possivel tocar tudo diretamente do site, ou através do seu music player favorito (.m3u e .xspf), ou assinar em forma de podcast (mediaRSS).

Ao atingir determinada popularidade, algumas músicas são automaticamente promovidas e ganham o status de Hit, no melhor estilo Digg.

Tudo, claro, com direito ao kit de frescuras básicas e fundamentais a qualquer social web app que se preze, ou seja: tags para tudo, feeds a granel, integração com diferentes serviços, ferramentas para chup/paste de html e coisas do tipo.

Outro detalhe, o próprio sistema é também todo open source, você pode dar um view source se quiser rir do tanto que eu sou uma farsa como programador PHP e/ou ajudar com bug-fixing e/ou clonar a app inteira e customizá-la para servir de base para algo parecido se quiser :P

Aqui o botao p/ acompanhar pelo Odeo as faixas mais recentes:
Subscribe to My Odeo Podcast

Peço aos amigos que visitem e critiquem por favor, como tudo hoje em dia, este site é beta, mas nem por isso vc deve ficar acanhado e nao malhar o treco.

* se vc nao sabe o que é Crative Commons, assista a esta breve introdução sobre Copyright e CC.

O que falam por aí:
If you're used to checking out new music on the web, you'll know that there's tons of free and unrestricted music available for download under Creative Commons licenses. However, it can still be tough to find the really good stuff. That's where CCHits comes in.
-- Yoz Grahame @ NingBlog
CChits is a web-app meant to help people find and share cool music that's been released under Creative Commons licenses. It's built on Ning, a site that makes it easy to clone and customize web applications; in this case, CChits clones the popular link-sharing site Digg.
-- Cory Doctorow @ BoingBoing

9 comentários:

Marco Gomes disse...

Cara, prepare-se você vai ficar mundialmente famoso com esta aplicação :-)

Ela é bem feia, mais feia que o del.icio.us ou o voo2do, mas cumpre o que promete, é simples ouvir as músicas com o botão "play" ao lado delas e votar também é simples, mas deveria ter mais direito de graduação na votação, como as estrelas do itunes. Só opiniões de um cara que não tem o que fazer até às 14:00, desculpe se estou sendo chato :-P

Falou!

Fabricio disse...

Valeu Marco,

Cofesso que nao entendo lhufas de design, e até por isso talvez procurei fazer bem simples visualmente porem cheia de hooks p/ css de forma que fique possivel aceitar skins e temas mais decentes no futuro, se alguém da area artistica se interessar em ajudar, por favor entre em contato.

Minha ideia é dar ao usuário diferentes opcoes de temas, assim como hoje é possivel setar a lingua e serviço de bookmark de preferencia.

Sobre rating graduado, eu particularmente acho que foge da proposta, a idéia nao é ter uma base precisa com fine tuning ou classificacao por estrelas. O site se propoe a apontar o que vai ou nao estourar, virar hit, bombar nas pistas ou ipods dos cabras que nao concordam com o DRM way of life.

Se uma musica é só meia-bomba, ou mesmo que seja quase-lá, nao vale a pena perder tempo ou se dar ao trabalho de definir uma nota de 0-10, só dê thumbs up para aquilo que realmente agrada e vale o download, o resto deixa decantar =)

E fique tranquilo que vc nao foi chato nao, feedback como o seu é exatamente o que o site precisa no atual estágio. Muitíssimo obrigado.

Ivan Garde disse...

Eu ovo CChits!

Fabricio disse...

Aaah Ivan! Faz o desenho do ovo para começarmos a produção dos adesivos =)

Maurício M. Maia disse...

Cara, parabéns mesmo! Foi lá e fez... :D

Sobre o layout, acho que podia adotar um pouco mais do vermelho do topo no restante.

E eu vou querer uma camiseta! ;)

flw!

Fabricio disse...

Valeu Mauricio! Não rola os apparel ainda, mas se as coisas persistirem neste ritmo e clima bom depois que passar o buzz inicial fica tranquilo que te avisamos a respeito da linha de produtos =D

A respeito do layout, eu cheguei a fazer alguns testes com o vermelho no lugar do amarelo para destacar os hits, mas ficou ruim... de repente como backgroud-color do quadradinho de votos para as tracks populares combine, ou só a borda pros hits... nao sei, vc tem alguma sugestão de onde usar mais o vermelho do header?

Valeu!!

starfrosch blöck disse...

i love your cchits app. great!

Fabricio disse...

Thanks! I love the Starfrosch too!

Cláudio Caldas disse...

Oi Fabrício blz?
Eu sou compositor e depois de ler a Filosofia da Música Livre e a licença CC me decedi por disponibilizar a minha obra sob esta licença, porém com restrições ao uso comercial e à criação de obras derivadas. Isto também porque eu já tinha uma história com o uso do linux. Eu fiz o site e as músicas com software livre.
Para ouvir as músicas e saber um pouco mais, visite:
http://br.geocities.com/musicalivre_rj
Sinta-se livre para entrar em contato comigo!!!
Abraços e SUCESSO!!!