terça-feira, março 23, 2004

Malditos Spammers

Estou ilhado.

Meu email nao funciona, e os comments daqui também não.
Tudo isto graças a um maldito falso-positivo do meu client de email, que classificou como Junk um email da Fapesp avisando que ja estava na hora de eu pagar a renovação do domínio. Como não li, não paguei e eles bloquearam. Me ferrei de verde e amarelo.

Eu recebo algo em torno de 150 spams por dia, se eu fosse fazer uma limpa na minha pasta de junk diariamente eu gastaria um bom tempo só nisso. Tenho filtros configurados para separar em pastas emails de todas as listas de discussão e newsletters que assino, fora isso tenho um filtro para jogar numa pasta "conhecidos" todo email que nao se encaixar nos outros filtros mas que foi enviado por alguem do meu addressbook.

Então a ordem de prioridade é: pasta de conhecidos, demais pastas, se der tempo inbox e uma vez por semana ou menos, pasta de junk. Faço isto há alguns meses já, e sempre que tem algo no inbox que não é spam falso-negativo eu adiciono o remetente no meu addressbook para que da proxima vez ele já caia na pasta de conhecidos direto. De maneira que hoje a coisa está tão complexa que meu inbox é quase inútil, é meio que uma segunda pasta de junk, são como 2 niveis de classificacao de spam. E o email importante do registro.br estava na pasta junk nível 2, que não tem moral nenhuma, dividindo espaço com spams dos mais óbvios e de fácil detecção, como "cheap viagra" e "voce está sendo traido". Por sorte eu nunca apago email nenhum, e por quase um milagre eu identifiquei visualmente um padrão diferente numa amostra de 1281 porcarias, acumuladas durante a última semana.

Sim, eles mandaram o aviso por correio comum, mas como o endereço que eles tem é o meu de Ribeirão e eu não volto pra lá ha quase um mês, rodei. Agora devo ficar sem uma importante ferramenta de trabalho, tendo preju, até o pagamento cair, eles me desbloquearem e os DNSs se propagarem de novo.

Como diria o poeta: chupa!

2 comentários:

Fabricio disse...

Já está lá Paulo :)
Recentemente atualizei meu Thunderbird e resetei o treinamento do filtro, após uma semana de novo treinamento ja senti uma melhora significativa na classificação.

Fabricio disse...

Oi Teka, nao sei se vc notou, mas este post é de 2004 =)

Enfim, já é 2006 e os problemas com spammers nao acabaram, hoje uso o gmail mas mesmo assim ainda escapa alguns, eu faço filtros p/ as poucas listas que assino atualmente(antes eram bem mais) com o gmail da p/ vc deixar tb muita coisa misturada no inbox mas botar filtros para adicionar labels, o que é bem util e pode resolver se caso, no TB se nao me engano da p/ fazer algo parecido botando diferentes cores, tem que dar uma fuçada.

[]s