quarta-feira, dezembro 24, 2003

A lógica do bolão

Para começar, quase nunca aposto em coisas do tipo Megasena, dá para contar nos dedos as vezes que já fiz isso na vida, acho que umas 3 vezes no total... Não lembro. Lembro que nunca ganhei.

Um dos assuntos da semana passada foi o acúmulo do prêmio da megasena, é natural que o povo se empolgue com a idéia de fazer uma fesinha e ficar milhonário do dia para noite, principalmente quando o valor é algo muito alto, tipo, sei lá... R$ 42.794.697,56 por exemplo.

Sai reportagem no Jornal Nacional, com aqueles cálculos de como o cara pode viver financeiramente bem só com os rendimentos e coisas do tipo. Esta empolgação acaba sendo transportada pro ambiente de trabalho, e eu, como sou bem influenciável, esqueço das infinitesimais probabilidades de vitória e acabo me atrevendo a participar da brincadeira. Só tem um problema, que aprendi as duras penas: eu não sei brincar de bolão.

Qual é a idéia do tal do bolão? É simples, junta um monte de gente, e cada um contribui num jogo maior, com grana e números. Se ganhar algo divide o prêmio entre os participantes. Em partes iguais. E é aí que mora a treta, a divisão igualitária.

Até onde sei, ninguém aposta em números totalmente aleatórios, ninguém chega no guichê com o papel em branco e sai jogando dados ou apertando o random da calculadora para preencher o bilhete. Quem joga, tem suas crenças e estratégias próprias para escolher os números. E isto deveria ser recompensado, mesmo no caso do bolão.

Ora bolas, se eu contribui com 3 números para que nossa equipe ganhasse, por que eu nao posso receber uma bonificação? Por que eu tenho que ganhar exatamente a mesma quantia que o mané que apostou nos numeros 01,02,03 e 04? A minha idéia de bolão perfeito não é fazer uma divisão totalmente proporcional do prêmio. Eu entendo que não dar nada pra quem não apostou em nenhuma dezena vencedora é mancada. Mas sei que uns milhoes a mais ou a menos tb nao faz diferença para quem vai encher o rabo de grana, então não custa reconhecer o mérito daqueles que tornaram isto possível.

A minha ideia de bolão perfeito é: divide uma parte do premio, sei lá, 80% dele, igualmente entre todos os participantes do bolao, e a outra parte proporcionalmente de acordo com o numero de dezenas corretas que cada um colaborou.

É claro que o raciocínio é besta, tão besta quanto a simples idéia de apostar num jogo de azar tão azarado quanto este, mas na minha cabeça, se é para jogar dinheiro fora, que seja de uma forma polêmica e divertida pelo menos.