terça-feira, janeiro 03, 2012

Vamos construir Canjos?

Hoje num papo com o Murilo via Skype, conversamos sobre a próxima viagem do ônibus hacker. Mais especificamente, sobre o que levar para incrementar a parte musical do bumba.

Festival CulturaDigital.Br
Gilberto Gil interrompendo nossa Jam. (foto: bruno fernandes) 
Na nossa primeira viagem ninguém sabia direito o que esperar, ninguém sabia se conseguiríamos chegar ao destino sem problemas mecânicos; se a cobertura 3G era boa entre São Paulo e Rio de Janeiro (não é); se teriamos que fazer muitas paradas(o onibus não possui banheiro); se sentiriamos calor(o ônibus não possui ar condicionado); se haveria clima e motivação para tocarmos novos hacks e projetos (relacionados ou não com transparência) antes, durante e depois do evento, se seriamos multados ou não, se o iogurte seria suficiente para todos…

Mas uma vez que o Mercedez pegou a estrada, o lounge improvisado do fundão, feito com a retirada de 4 pares de poltronas, se provou propício para uma roda de violão descompromissada, que durou boa parte da viagem. Fato que rendeu algumas boas piadas e comentários sobre o lado hippie dos computeiros depois do artigo da Mariel na Select.

Mesmo nos outros dias, já com o ônibus hacker estacionado na cidade maravilhosa, capital mundial da má vontade, este lado artístico do pessoal que vive na frente das telas continuou presente como vocês podem observar nos registros do ukelele melódico e as batidas eletrônicas do Duke, depois acompanhado pela batera do Murilo (apps Loopseque e Pocket Drums), o WD-40 Blues e os diversos punks paulistas que abordam temas como o desagradável IE6 e as idiosincrasias do Document Object Model além das releituras de clássicos da MPB como "olha a onda, olha a onda", "la vem o negão" e "chi-cle-te!".

Enfim, voltando a conversa de skype… o fato é que esta viagem deve ter influenciado nossas cartinhas para o papai noel, porque o Murilo obteve um mini-amp no natal e eu uma escaleta. Além disso para a próxima viagem haverá guitarra, chocalhos e meia lua…

Só que parte dos objetivos do ônibus é propagar a cultura DIY, da última vez teve stencil para a galera fazer em camisetas vendidas para arrecadar fundos para a gasolina, oficina de wordpress, git, e instalação de SO livre no netbook de curiosos. Portanto estamos cogitando não só levar nossos instrumentos de casa, como fazer novos instrumentos com os visitantes do busão também.

Lembra daquele começo do filme It Might Get Loud?


Pois é, existe uma série de canjos (can banjo, aka diddley bow), cigar box guitars, e maluquices do tipo que são relativamente baratos e faceis de fazer e que podem até soar bem nas mãos de alguém que possui a manha.




Fora que um dos passageiros da primeira viagem foi a "bolinho de chuva" (impressora 3D cupcake do Garoa Hacker Club) e se ela for de novo na proxima viagem, existe algumas coisas bacanas de se imprimir, como palhetas, capo trastes, corneta bigoduda e o já consagrado apito.

Se vocês tiverem mais sugestões de instrumentos e ideias bacanas para aprimorar nossa orquestra hacker deixem nos comentários :P

Nenhum comentário: