quinta-feira, maio 19, 2011

Firefox4 aceitável parte I - Como remover o tab-scroll



Depois de um inicio conturbado, época em que tornei o Chromium meu navegador principal, venho aos poucos voltando a usar o Firefox 4, mais especificamente o Aurora, que é um intermediário entre o estável e o nightly. Sou dependente de Firebug... o que posso fazer?

Minha principal crítica com relação ao Firefox 4 é o fato das abas por padrão terem um limite de tamanho mínimo muito grande, o que acaba ativando o tab-scroll muito cedo, eu ODEIO TABSCROLL, acho uma solução de UI escrota, por mim não deveria existir. Gosto de como o Chromium lida com isso, as abas simplesmente vão diminuindo de tamanho indefinidamente, não existe este cancer do tab-scroll.

Até o Firefox anterior (veja este meu post de 2006), isto era algo simples de resolver, bastava abrir a tela de preferencias about:config e diminuir o valor da preferencia browser.tabs.tabMinWidth para um número bem pequeno, tipo 12 ou 1.

Mas um infeliz resolveu que a preferencia não era importante e removeu a opção de alterar isto via about:config.

Por sorte, o mesmo infeliz depois de toda a controvérsia no bug foi lá e disponibilizou um addon para setar este tamanho mínimo de novo.

Eis a solução (não ideal a meu ver) para o problema: instalar o addon Custom Tab Width e configurar o mínimo para 1, C'est la vie!

Mas o workaround não resolve o problema maior: toda esta dor de cabeça só é necessária porque o Firefox 4 vem com defaults ruins… custava ter um tamanho mínimo de aba menor? Pois é, vote neste bug, quem sabe isso muda no futuro :)

continua…

2 comentários:

Rinaldi disse...

pra falar a verdade, alguns valores default não são dos melhores, mas a possibilidade modular dele, é a melhor parte! :)

assim como o chrome tb não me agrada, se fosse pra trocar, ia pro opera (em parte por dó dos únicos 2 usuários)

Julio disse...

what an asshole:

D** G******* 2011-03-10 05:25:38 PST

Too big for what?