sexta-feira, setembro 19, 2003

Por que Maltus?

Frei Malthus era um dos personagens principais da minissérie Hilda Furacão, exibida pela primeira vez nos idos de 1998 na rede Globo.
O jovem frei era apaixonado pela meretriz Hilda Furacão(Ana Paula Arósio), mas sempre que a tentação batia ele se trancava em algum lugar da Igreja e ficava se auto-flagelando.

Pois bem, na época que este seriado estava no ar, eu fazia faculdade em São Carlos, e o rítmo de festas, cervejadas, reunioezinhas e afins, era forte. Até aí nada demais, o problema é que as melhores festas, invariavelmente eram em vésperas de provas e trabalhos decisivos (Murphy eu te amo). A irrefutabilidade de um convite era exponencialmente proporcional a importância da prova do dia seguinte e ao pouco conhecimento sobre a matéria.

Não me considero CDF, acho que se eu fosse um legítimo eu até poderia ir nas festas pois ja teria estudado antes, e não na véspera, ou nem me interessaria por festas, sei lá... Bom, de qualquer forma, o fato é que eu e mais um pequeno grupo de alunos desenvolvemos um mecanismo de defesa para estas tentações extra-curriculares, e o batizamos de "Operação Maltus", em homenagem ao frei que nos inspirou.

A Operação Maltus consistia básicamente de 3 coisas: enclausuramento, estudo e desapego aos prazeres mundanos. É uma forma eficiente e dolorosa de se manter o foco, você sabe que no exato momento em que você está fazendo um teste de Kolmogorov-Smirnoff, alguém está rindo de uma piada muito engraçada com um copo na mão, você sabe que enquanto você se fode com frees e mallocs, aquela mina boa que sempre te deu mole estará participando de ação análoga em algum canto da cidade, você sabe de tudo isto, mas não se abala, aquilo não te atinge, só te fortalece, você está atuando em modo-Maltus.

Pois bem, eu achava que não precisaria mais reviver as dores e traumas de uma Operação Maltus, mas me enganei.

Decidi que queria fazer um mestrado, e sabia que haveria uma prova no meu caminho, para variar as atribulações cotidianas de um jovem que vive atolado de afazeres(até parece) me impediram de estudar com antecedência, de modo que eu decidi reservar uma semana para a Operação Maltus Reloaded, e foi por isso que estive ausente uns tempos atrás.

Sabia que as provações do tinhoso desta vez seriam ainda maiores, e tomei algumas precauções, entre elas o cultivo intencional de uma barba gigante horrenda (foto). No fim achei que foi válido, não consegui cumprir a risca todas as metas por mim estipuladas, mas até aí... o frei Malthus original também não conseguiu.

PS: Antes que alguém pergunte. Não, eu não tenho nenhuma obsessão ou trauma anal relacionado com freis.


Nenhum comentário: