quarta-feira, agosto 29, 2007

The Great Books of the Western World

Great Books on a sale

Recebi um email hoje perguntando se eu fui no Burning Man (que este ano algum espírito de porco fez o favor de botar fogo no homi antes da hora)... não fui, infelizmente :( Gostaria de ter ido, como experiência ainda que me considere um pouco fora do clima e público do evento queria ter participado, mas por falta de planejamento e excesso de trabalho acabei não indo, meu fim de semana eu passei ajudando um colega com uma mudança no Sábado e no Domingo aproveitei para desatolar um pouco minha pilha de afazeres e também dar uma passeada pela feirinha de artes e vinho que por acaso estava acontecendo no centro da cidade (o tempo voa, nem parece que ja estou aqui ha 1 ano!)...

No caminho de volta da minha ida a feira (para matar a fome com um calamari frito ultra-gorduroso), dei a sorte de topar com uma liquidacao beneficente de livros usados no jardim da igreja episcopal aqui da vizinhança, caixas e mais caixas de livros, muita coisa interessante a 50 centavos / livro (1 dolar se fosse de capa dura) ou 5 dolares a sacola ou caixa (com quantos livros couberem). Ai estou eu la fuçando atrás de algo interessante e me deparo com um tanto bom dos great books numa mesa... "tai, uma oportunidade para eu dar o pontapé inicial na minha biblioteca de educação liberal", pensei, perguntei pro rapaz se a regra da caixa se aplicava àquela mesa também e para meu espanto veio a confirmação. Vitória!

Não deu outra, coloquei todos e mais uns outros no caixote sem nem me preocupar em como levaria aquele peso todo de volta para casa... para minha sorte um comerciante de boa alma me ofereceu carona mais tarde (o povo aqui é bom demais).

Resultado da brincadeira - 36 livros + 2 LPs, pela bagatela de cinquinha! Perdi uns dias de insanidade hippie, calor, música e drogas, mas garanti boa compania para os próximos 10 anos pelo menos :)

5 comentários:

Gustavo Amigo disse...

Wikipedia ou The Great Books, o que prefere?

Jonathan disse...

Cool stuff - that set of books contains a huge amount of wisdom. And the editor - Mortimer Adler - I've read his interesting book "How to Read a Book".

Fabricio disse...

Que pergunta mais sem sentido Smeg! Nao tem nada a ver uma coisa com a outra, tente outra vez. (a resposta obvia se vc quer mesmo saber é GB).

--

Hi Jon! Yes, "How to read a book" is definitely a must read for anyone considering a serious study of the classics, I haven't read it yet but is on my list of things to read next, specially now that I have more reasons to do so :)

Jonathan disse...

Just a warning: I found "How to Read a Book" a bit boring and not very helpful. But I may be an anomaly - lots of people love that book.

Unknown disse...

É isso aí, Zuardi! Tá mandando bem em investir em seu aprimoramento intelectual. Pena que poucos têm interesse em fazer isso.

Um abraço.