segunda-feira, junho 30, 2003

Mozilla 1.4 e Netscape 7.1

Saiu!
Mozilla 1.4
Netscape 7.1
Ambos trazem melhorias nos controles de Junk Mail, bookmarks e várias outras novidades.
O 1.4 vem para substituir o 1.0 como versão estável. A partir da 1.5 os esforços serão mais concentrados na separação dos componentes e integração do Firebird como browser da suíte e do Thunderbird como client de email.

Problema nos comments resolvido

Depois da mudança do Blogger, meu sistema de comments (remote dotcomments) parou de mostrar quantos comentários tinha cada post.
Pesquisando no site do Phil Ringnalda descobri o motivo do problema e a solução.

Resumindo foi o seguinte: O Blogger mudou o tamanho dos IDs dos posts de 8 para 18 digitos, e 18 digitos era muito para um numero no script Javascript que eu uso aqui, daí ele estava arredondando de forma que 105695163488574645 virava 105695163488574640 por exemplo, então na hora de contar ele procurava pelo numero errado e ficava como se nao tivesse nenhum comentário...

Mudando o formato deste número para string eles voltam a ser iguais(ja que nao vai rolar arredondamento) e dai beleza.

Coloquei um link "comentários velhos" nos 3 posts abaixo, que tinham sido afetados por este problema, para não perder nada com a mudança.
Desculpem o transtorno.

O cinema dos educados

Numa época onde as pessoas não dão mais bom dia, cornear a namorada é algo comum e os filhos levantam a voz para os pais, surge a solução para aquele pequeno grupo de pessoas que gostam de assistir filmes com conforto e silêncio: O cinema dos educados(tm).

Confira as características:

  • todas as salas são equipadas com poltronas confortáveis e reclináveis, som dts e projeção digital
  • o cinema é equipado com um bloqueador de telefones celular, semelhante ao utilizado em presídios (com a diferença que funciona)
  • o cinema possui Lanterninhas do século 21(tm): seguranças treinados em artes marciais, equipados com óculos de visão noturna, e armas não letais.
  • se a sessão está marcada para as 19:30.00, o filme começará 19:30.00, se quiser assistir os trailers e propagandas chegue 10 minutos antes.
  • a censura é sempre 6 anos a mais que a censura oficial daquele filme, sua idade será conferida pelo RG que é cobrado na hora do cadastro e na entrada.
  • você precisa ter seu nome e RG no sistema de cadastros para assistir qualquer filme, o sistema de cadastros é utilizado apenas para conferir suas penalidades, nenhum dado pessoal é utilizado para mala direta nem vendido para terceiros, seu nome não é associado a nenhum filme que você porventura venha assistir, o sigilo e respeito por informações privadas é garantido.
  • ao completar o cadastro você recebe uma cartela com as regras de silêncio que devem ser respeitadas, as faltas e gravidade de cada falta.
  • os Lanterninhas do século 21(tm) tem como função advertir e punir os infratores, uma falta grave te dá o direito de ser gentilmente retirado da sala, sem reembolso do valor do ingresso, e seu nome vai para a lista negra, de onde só sai depois de um ano. Reincidências aumentam o tempo para sair da lista negra exponencialmente.
  • os preços dos ingressos custam a partir de R$30,00 e o preço é o mesmo, independente se você é estudante, aposentado, grávida ou deficiente físico (dado que os donos do estabelecimento acreditam que todos merecem 50% de desconto).
  • o valor do desconto no preço do ingresso aumenta segundo as normas do programa de milhagem, de forma que os mais educados podem chegar até ao valor semelhante a um cinema comum conforme a quantidade de filmes consecutivos sem infrações.


commentários velhos

sábado, junho 28, 2003

Hulk Esmaga!

Gostei do filme, cofesso que quase não assisti porque os trailers estavam de dar medo, mas valeu a pena!
Muito HQ a edição, as transições são um show a parte, tem dos mais variados tipos, inclusive uma keynote-like.
O Hulk em si da pra ver que é CG, mesmo assim achei bem feito, e condizente com a linguagem quadrinho que mister Ang Lee adotou.
Tem umas partes filosóficas meio mala no meio, mas a parte "action" da coisa é animal.
Ah sim, claro, Jeniffer Connely gata como sempre, ela me ajudou a manter a calma e concentração no filme apesar dos sem educação já típicos nos cinemas de São Paulo(talvez do Brasil infelizmente). Se eu fosse mais nerd juro que virava pros moleques pentelhos sem educação e soltava um "Please dont make me angry, you wont like me when I'm angry" =)
Mas sobre este assunto dos pentelhos do cinema falarei mais em breve, em outro post...


commentários velhos

sexta-feira, junho 27, 2003

Sexta é dia...

De ver a Jeniffer Connely na telona!! Oba!

commentários velhos

quarta-feira, junho 25, 2003

Pop up block é POP

Uma das grandes frustações para alguém que curte uma banda desconhecida ou, como gostam de dizer, "alternativa", É vê-la de repente no mainstream.
É claro que é bom saber que o talento dos caras foi finalmente reconhecido, é confortante saber que mais pessoas agora terão contato com aquele som bacana e é impagável a sensação de dar aquela risadinha quando alguém empolgado chega até você mostrando aquele "som novo".
Mas é triste porque este é o ponto onde você quase que pode prever o futuro, é meio que um indício de que o apogeu está chegando e que vem merda pela frente. As pressões do mercado sobre a banda aumentam e como dinheiro é bom e todos gostamos, a banda acaba cedendo, vira POP. E você, pela própria natureza elitista, acaba indo a procura de outras novidades "undergroundeanas" ou simplesmente se conforma com a triste realidade de que os bons tempos não voltam...

Pois é, estes dias um sentimento parecido com este me bateu o peito bem na hora da janta, sentado na mesa assistindo TV. Um macaco de circo apareceu em horário nobre para dizer que o maior provedor de acesso do Brasil está disponibilizando um plugin que barra popups não solicitadas, basta acessar o site e instalar naquele seu programinha que já vem com o sistema (que não terá atualizações por pelo menos uns 5 anos) que você usa para abrir páginas e pegar virús.
O UOL está com uma campanha anti-popup e disponibilizando um add-on pro IE, aberto ao público mas com algumas vantagens extras para assinantes.

Isso é bom? Claro que é! Um dos grandes da Internet brasileira, finalmente tomou as dores dos 90% de usuários de Internet, que são leigos o bastante para se torturarem com spam, outlook, popup e IE. Está dizendo que é possível viver sem propaganda intrusiva, e com isso indiretamente avisando aos toperas das agências de publicidade que estas intervenções "super transadas" que rendem prêmios, irritam, e irritam muito, a ponto de fazer o cara mudar de provedor só para se livrar deste câncer.
O problema é que agora o "segredo" compartilhado num grupo pequeno, de que era possível escapar das propagandas intrusivas foi revelado ao grande público, fodeu.
Os clientes que antes caiam na lábia dos vendedores de mídia na internet vão pensar 2 vezes sobre a eficácia "comprovada" apresentada a ele naqueles slides de powerpoint, pois ele sabe que até o macaco da propaganda é capaz de tapar os olhos para seu quadrado saltitante.

E é aí que mora o perigo... para vender e continuar ganhando dinheiro, o que é mais fácil para os magos da propaganda brasileira? Procurar iniciativas inteligentes e menos irritantes, ou burlar os sistemas fazendo fake-popups em div, popups em onLoad de imagens e outras práticas ainda mais escrotas que não convém dar a idéia aqui?

Bom, não vamos chorar antes do leite ser derramado, já que agora oficialmente a onda é barrar popups, aproveite e entre nela:

Browsers com popup block nativo (e melhores que o do UOL):
Firebird(recomendo fortemente)
Mozilla
Netscape 7.02 (Português-BR)
Opera
Safari (apenas Mac OS)
---
MyIE2 - Extensão para IE, que adiciona funcionalidades como popup-block e tab-browsing. Não muda o render engine portanto não espere um IE com suporte à CSS e PNG decente do dia pra noite.

PS: Não testei este software do UOL, mas Rosana Hermann manda avisar que ele não bloqueia os popups do próprio UOL...

segunda-feira, junho 23, 2003

Matrix ZL

Não perca mais tempo e dinheiro tentando entender o diálogo de Neo com o Arquiteto em Matrix Reloaded.
Dennis Schwartz publicou uma tradução (de autoria desconhecida) para a linguagem dos manos do Capão, genial . Abaixo um trecho:
Neo: To que nem pai de veado, sempre o último a saber...
Arquiteto: É isso ai. Como vc está captando, vc é um PAU, e não podemos prever os estragos que irá causar...


PS: feliz aniversário Juliana Levandowsky!
[post modificado após comentário do Dennis]

quarta-feira, junho 18, 2003

Festa Junina III (Músicas Juninas)

Algumas letras de músicas juninas tiradas deste site [update o link nao funciona mais, o site retirou as musicas ou mudou de endereço]:

"Pula a fogueira iaiá / Pula a fogueira ioiô / Cuidado para não se queimar / Olha que a fogueira / Já queimou o meu amor"

"Cai, cai, balão / Cai, cai, balão / Na rua do melão"

"Olha pro céu meu amor / Vê como ele está lindo / Olha pr'aquele balão multicor / Como no céu vai sumindo"

"Com a filha de João / Antônio ia se casar / Mas Pedro fugiu com a noiva / Na hora de ir para o altar / A fogueira está queimando / E um balão está subindo / Antônio estava chorando / E Pedro estava fugindo / E no fim dessa história / Ao apagar-se a fogueira / João consolava Antônio / Que caiu na bebedeira"

Perceberam um padrão? Sim, é isto mesmo, as músicas juninas falam sobre se queimar na fogueira, balões, traição e bebedeira! Ainda bem que as músicas são antigas e já folclóricas, não tem a turma do politicamente correto para dar palpite, a criançada pode aprender na escola sem culpa! =)

terça-feira, junho 17, 2003

Festa junina II (Comes e bebes)

Ô epocazinha boa pra comer! Jantar antes de ir pra uma festa junina é pecado, burrice ou simplesmente ignorância.
Depois de passar pelo purgatório, que é assistir sua mãe fazendo um puta bolo de fubá animal sem poder pegar nem um pedacinho porque aquele ela vai levar de "prenda" para a festa, chega o momento da redenção...

Espetinho de carne, cachorro quente, cocada, pé de moleque, paçoca, pipoca, amendoim torrado, bolo, chocolate quente, quentão, vinho quente, e ele, o mais nobre dos doces, a alma de toda e qualquer festa junina de sucesso: o Churros.

Puuta! Como é bom churros... quente e com muito doce de leite. Acho que o legal do churros é que você praticamente só come quando topa com uma máquina de churros, sei que é possível fazer churros em casa, mas nunca me arrisquei e sei que não teria a mesma da graça.

segunda-feira, junho 16, 2003

Festa junina!

fogos caramuruJunho está aí, é tempo de dançar quadrilha e tomar quentão... tempo de abrir bombinhas e conhecer os perigos da pólvora.
Esta semana não vou tecer comentários sobre a morte do IE para Mac, e nem repassar nenhum link engraçado.
Todos os posts a partir deste terão como mote as celebrações juninas e seus desdobramentos. E para começar já com o pé direito, vamos ao assunto do dia: explosivos.

A infância é uma fase de descobertas, e as festas juninas em particular possuem o dom de despertar os instintos piromaníacos e de vandalismo que toda criança, mesmo as mais puras, guardam dentro de si. Junho é uma espécie de Satã Goss do calendário cristão.

Tudo começa com os inocentes estalinhos de salão, minúsculas trouxinhas de papel embaladas numa caixa com serragem cujo funcionamento é semelhante ao de uma granada caseira em menor escala. Ideal para dar susto nas coleguinhas de classe, parentes e empregadas. Nesta fase, os mais respeitados são os que possuem a manha de estourar o estalinho na própria mão ou no dente.
Depois vem os traques, pouco mais finos que um cigarro, pequeno poder de destruição, mas com seu valor na escala evolutiva da traquinagem por ser o primeiro explosivo que precisa ser aceso, é a fase que marca o domínio do homem sobre o fogo.

Pena que a sensação de novidade e conquista dura pouco, a criança percebe que um traque só não faz verão e a criatividade e grana para montar conjuntos de 10 ou mais traques se esgotam logo. Nesta fase ganha respeito quem não se assusta com traque, fugir de traque é viadagem, tapar os ouvidos então pra uma merdinha de explosão mixuruca nem pensar.

E é na busca de emoções mais fortes que o jovem conhece as bombas de 100, 500 e 1.000, o que significam estes números ninguém nunca parou para pensar, são numeros sem unidade, que denotam o poder de fogo da bomba numa escala que também não se sabe até onde varia, pouco importa, são bombas grossas, e a de mil é com certeza mais recheada e mais forte que a de cem. Quando o moleque consegue superar o medo, é hora de botar medo nos outros, as celas da cadeia da festa junina é o lugar ideal para jogar bombas de 3 digitos, a vítma não tem pra onde correr, ali naquele instante é só ela, as grades de bambu e a bomba. Tapar o ouvido é aceitável, chorar pela mãe, pedir clemência ao terrorista, ou pagar fiança é sinal de fraqueza.

Vulcão é coisa de velho, e estrelinha é para nenem, se você quer emoção de verdade, o lance é rodar bombril em chamas.
Rojões, Morteiros e principalmente... os buscapés, são terríveis, quem não conhece nenhuma história trágica envolvendo um ou mais destes protagonistas que jogue a primeira pedra.
Calhas e tubos de PVC, são excelentes amplificadores de som, se for na casa de seu inimigo, ou em outra propriedade privada com algum tipo de policiamento, o som parece que é melhor.
E lembre-se, bombas de 1000 acesas dentro de uma lata de Nescau NUNCA dão xabú, pode esperar, uma hora a tampinha vai voar, e se não voar, abandone a lata, não caia na besteira de conferir de perto.

sábado, junho 14, 2003

Leitura pro fim de semana

A Conversation With Jeffrey Zeldman On Web Standards

e para não reclamarem que o blog tá muito formal:

Matrix XP.

Beijo na bunda e até Segunda!

quinta-feira, junho 12, 2003

Red Hat de cu é rola

Vou aproveitar que estou solteiro e passar o dia dos namorados tentando consertar a configuraćão do meu teclado no Linux(Red Hat 9), que está bichada... O US-Internacional não tem o c-cedilha. Quando eu digito ' e c sai um c acentuado (ć), mó bizarro...

Procurando no Google achei esta página, mas já editei tudo quanto é xmodmap sem sucesso... se alguém tiver alguma idéia por favor dê um toque, estou usando o Gnome como desktop.

Aliás, estou anotando todas as dificuldades que tenho tido para deixar o bicho redondo segundo minhas necessidades num txt, se estiver com saco depois escrevo um documentozinho para deixar para a prosperidade.

[Update] Atrás da solućão pela Internet acabei caindo no site do Johan, que trabalha na async em s. carlos e descobri que a culpa é do XFree, aqui o bug report do problema no bugzilla da redhat e aqui no do XFree86.org. Talvez fosse o caso de mudar o titulo deste post para XFree xupa ou algo do tipo, mas deixa quieto...

[Update2] Um workaround é usar a combinação tecla_do_windows_da_direita + virgula + c , é chato ainda, mas melhor que nada.

[Update3] André Costa nos comments aponta o link deste bug no tracker do Gnome, e também de uma página resumindo o problema e soluções.

terça-feira, junho 10, 2003

Teste de paternidade


Olhando os referrers do meu site, vejo que o Matthew Thomas me linkou!
Também conhecido como mpt ele é um grande crítico e contribuinte(ou pelo menos era) do projeto Mozilla, na parte de interface e usabilidade.
A motivação para eu criar meu weblog veio em parte pela leitura periódica que fazia do blog dele, do Hyatt e de outros.
Quando cadastrei meu blog no blogtree listei o dele como "pai" por este motivo, e hoje ele de certa forma assumiu a partenidade sem a necessidade do teste de DNA... =)

Quem é o mestre?



Sho-nuff!!

sábado, junho 07, 2003

Spam and the State

Leitura pro fim de semana: Spam and the State.
If there is a solution, the market will find it long before the politicians will.

Interessante ponto de vista sobre se vale realmente a pena alguma tentativa de leis anti-spam.

Quem diria hein Meleca, eu linkando mises aqui no meu fútil blog... =)

sexta-feira, junho 06, 2003

Shinbashi!

Shinbashi, ganji em cima e katakana em baixo.
Doente!!!!!! Assista inteiro e mije nas calças!
As palavras, segundo fonte segura são "aleatórias, como o monte fujiyama, macarrão ( udon ) e varias outras que não tem sentido" e Shinbashi : "é uma estação muito antiga de trem, aliás uma das primeiras que construiram no japão, eu não sabia porque hoje se diz shinkansen os trens novos".

Hilário!!!


pescado no blog de tardinha e traduzido parcialmente por Sadao.

quinta-feira, junho 05, 2003

Co-nhe-ci...

...um capeta em forma de guri.
Conheça Mark Walker, o pequeno "femônimo", o moleque tem 3 anos e destrói no basquete. Impressionante!

recebido do Muneo, por ICQ.

Novidades em IM

Ontem li no Slashdot uma matéria sobre o Trepia.
O Trepia é um IM que popula sua lista de contatos automaticamente de acordo com sua localização geográfica e match de informações que você porventura disponibilizar. É algo semelhante ao que o iChat já faz hoje com o Rendezvous, mas não limitado a pessoas da mesma rede local. Parece interessante.
E por falar em iChat, acabo de ler uma especulação de que a nova versão do software trará suporte para videoconferência, e outros protocolos:
Sources confirmed to Think Secret that the next version of iChat, code-named "Viceroy," will feature videoconferencing built-in. Additionally, the new iChat will reportedly boast support for a number of other IM protocols.

Engraçado este codenome Viceroy, me lembrou aquela propaganda velha de um cigarro que chamava Viceroy, que o cara falava com uma voz ridícula: "Viceroy light, the voice of America"... puutz!

quarta-feira, junho 04, 2003

Dicionário do Cético

Motivado por coincidências de ontem a tarde, andei pesquisando um pouco na net sobre sincronicidade, acabei caindo neste interessante link:
The Skeptic's Dictionary. É um dicionário com vários termos "místicos" ou não, que possuem explicações sob um ponto de vista cético, o site possui uma versão traduzida para o Português também, o Dicionário do Cético.

Vale a pena dar uma navegada, mesmo que você não seja tão cético quanto o autor do site Robert Todd Carroll, Padre Quevedo, ou Dana Scully. Os verbetes variam de "chakras" a "método Silva", passando por "santa claus" e "profeta Malaquias".

Bom pra quem está atrás de aumentar o vocabulário esotérico. Eu mesmo, não vejo a hora de encaixar termos como "efeito ideomotor" ou "trepanação" numa conversa de bar ou em números de mágica.

terça-feira, junho 03, 2003

A Matrix pode ter começado assim

"Você está pensando no mesmo que eu estou pensando Pink?"

Experimento de I.A. onde a máquina tenta adivinhar o seu pensamento.
Pernsei em Jackfruit e ganhei... maquina burra! =)

dica do Jonas Galvez

segunda-feira, junho 02, 2003

Jackfruit

Por que ninguém ensina a tradução de Jaca em cursos de Inglês? Digo, todo mundo sabe o que é Apple, Banana, Coconut ou Watermelon, mas quando se torna necessário explicar uma expressão tão comum em Português como "Enfiar o pé na Jaca" para um gringo, ninguém da roda sabe :(
Pois bem, Jaca em inglês é Jackfruit, guarde este nome.